Topo

ARMAS, MUNIÇÕES E PORTE

AVISO

             

De ordem, para redução de novos contágios do covid-19, a Divisão de Controle de Material Bélico Particular – D6/CI, continua home office.

As documentações são recebidas via plataforma SEI. Processos com pendências, são restituídos. Antes de encaminhar o processo, tire eventuais dúvidas com os NI’s das respectivas unidades militares caso tenha.

Policiais Militares da Reserva Remunerada, deverão encaminhados os requerimentos pelo SEI (PM-CID6) ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs: Os policiais que forem informados para pegarem seus respectivos CRAFs, deverão retirar na Sala de Situação, (porta azul de madeira ao lado da porta de vidro do CI) das 07:30h às 11:30h).

Atendimento e informações pelo 69 98491-6216 de segunda a sexta-feira das 07:30h às 13:30h, protocolo do CI (home office).

Para ser notificado assim que seu REGISTRO (CRAF) estiver pronto, salve este número 69 98491-6216 nos contatos do seu telefone e envie pelo WhatsApp para este mesmo número a mensagem: "QUERO SER NOTIFICADO". É necessário identificar-se com RE, Posto ou Graduação e Nome Completo.

 

O interessado em adquirir arma de fogo mediante compra no comércio, indústria, transferência, registro ou desejar vender/doar a pessoa devidamente autorizada, deverá impetrar requerimento padrão e aguardar a conclusão do processo legal, haja vista haver todo um protocolo específico para cada solicitação, até a conclusão do processo.

A aquisição de armas de fogo de uso restrito pelos integrantes das Polícias Federais e das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal, da ABIN, do GSI e das polícias e dos corpos de bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal deverá ser precedida de autorização do Comando Logístico.

IMPORTANTE:

- O Policial Militar deverá preencher o requerimento com todas as informações necessárias, especificando o tipo, calibre, marca/modelo, quantidade de armas de fogo a serem adquiridas, dados do fornecedor (comércio ou indústria), inclusive especificar o local de entrega da arma de fogo.

- Após o policial militar impetrar requerimento de aquisição de arma de fogo na Indústria ou Comércio e estar devidamente autorizado, este deverá tratar diretamente com o fornecedor sobre os procedimentos de aquisição e entrega da referida arma de fogo.

- O policial militar, deverá enviar cópia da NOTA FISCAL, a este Centro de Inteligência para a publicação e registro da arma de fogo.

- As armas de fogo, serão enviadas no endereço estipulado pelo comprador, após a emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo – CRAF.

- No decorrer do processo, caso o policial seja transferido da OPM, deverá informar ao Centro de Inteligência.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

O interessado em adquirir ou vender/doar a arma de fogo mediante transferência deve impetrar o requerimento específico e aguardar a conclusão do processo ANTES de receber/entregar a arma de fogo, haja vista os requisitos legais serão aferidos antes que haja a transferência de fato do armamento. O requerente que realizar o procedimento em desacordo, enquadra-se no Porte ou Posse ilegal de arma de fogo, previsto na Lei 10.826/03.

CERTIDÕES:

O impedimento de emissão da certidão de antecedentes via internet por motivo de existirem homônimos ou outras situações, o solicitante deverá dirigir-se ao Tribunal ou instituições onde se deseja emitir o documento.

Serão exigidas as certidões de antecedentes apenas do local de domicílio do requerente, que apresentará declaração de inexistência de inquéritos policiais ou processos criminais contra si em trâmite nos demais entes federativos.

PRAZOS:

Para o bom andamento do serviço da Divisão de Controle de Material Bélico de Policiais Militares - D/6, as informações/orientações serão repassadas aos Núcleos de Inteligência – NI’s ou Seções responsáveis pela confecção dos Requerimentos das respectivas OPM’s. 

A Divisão do Centro de Inteligência que trata de assuntos pertinentes aos armamentos particulares dos Policiais Militares, esclarece que a mora em alguns Boletins Reservados e/ou demais atividades da divisão, fica condicionada a fatores externos de diversas ordens, como por exemplo, nos casos de espera das respostas do Serviço de Fiscalização e Produtos Controlados - SFPC (12ª Região Militar - AM) e da Divisão de Fiscalização de Produtos Controlados - DFPC – Distrito Federal - DF, o que fica inviável estimar prazos para a conclusão dos trabalhos, portanto, o motivo da demora nos procedimentos envolvendo arma de fogo, foge da competência do Centro de Inteligência PMRO. Salienta-se que a Divisão de Armas do Centro de Inteligência labora com a exclusiva finalidade de bem atender aos Policiais Militares que necessitam dos serviços desta, e que a mesma o faz com muito esmero para atender toda a demanda dentro das possibilidades existentes.

AQUISIÇÃO DE MUNIÇÕES:

A aquisição de munição de uso permitido ou restrito por policiais militares e bombeiros militares dos Estados e do Distrito Federal e agentes da ABIN ou GSI dar-se-á pela apresentação, pelo adquirente ao fornecedor, de documento de identificação válido e do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) emitido pelo SIGMA.

LIMITES DE AQUISIÇÃO DE ARMAS DE FOGO:

- Quatro armas de porte de uso permitido;

- Duas armas longas de caça de alma raiada;

- Duas armas longas de caça de alma lisa;

PREENCHIMENTO DOS REQUERIMENTOS: 

OBS: Em virtude das alterações proporcionadas pela PORTARIA Nº 136 – COLOG, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2019, os requerimentos deverão ser preenchidos corretamente. Portanto, os interessados deverão baixar os requerimentos de acordo com o assunto específico, preenchê-lo, escanear em PDF, juntamente com seus anexos para que a OPM possa nos enviar através da plataforma SEI ou mediante ofício. Os Policiais Militares da Reserva Remunerada, poderão entregar a documentação pessoalmente neste Centro de Inteligência ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

“O parecer no DESPACHO DO ÓRGÃO DE VINCULAÇÃO DO ADQUIRENTE, será dado pelo Chefe do Centro de Inteligência da PMRO”.

ATENÇÃO: Tem sido comum a exclusão de itens de preenchimento obrigatórios nos requerimentos. Assim sendo, é importante que não ocorra nenhuma alteração na formatação dos requerimentos padrão disponibilizados, para que não ocorra a restituição do mesmo

 

 

01 - COMPRA DE ARMA USO PERMITIDO NA INDÚSTRIA OU COMÉRCIO 02 - COMPRA DE MUNIÇÃO NA INDÚSTRIA USO RESTRITO OU PERMITIDO 17 - COMRPA DE ARMA DE USO PERMITIDO DE MILITAR DE OUTRAS FORÇAS 12 - COMPRA DE ARMA DE CIDADÃO CIVIL com sinarm ou sigma
14 - COMPRA OU VENDA DE ARMA PARA COLECIONADOR ATIRADOR OU CAÇADOR 16 - VENDA DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO PARA MILITARES DE OUTRAS FORÇAS 13 - VENDA DE ARMA DE FOGO PARA CIDADÃO CIVIL 11 - TRANSFERÊNCIA DE ARMA DE USO PERMITIDO ENTRE MILITARES PMRO
08 - MUDANÇA DE SINARM PARA SIGMA MESMO PROPRIETÁRIO 09 - MUDANÇA DE SIGMA PARA SINARM MESMO PROPRIETÁRIO 05 - RENOVAÇÃO OU EMISSÃO DE 2ª VIA DE CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO - CRAF copy recup d arma
extravi arm 04 - EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE MILITAR ESPECIAL - CIME    
       

Policia Militar do Estado de Rondônia 

Centro de Inteligência - PMRO

Avenida Tiradentes, nº 3360

Bairro Embratel   

CEP: 76820-882 – Porto Velho (RO)

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Please publish modules in offcanvas position.