Emergencia
espacoAtendimentos RegistradosespacoArmas ApreendidasespacoForagidos RecapturadosespacoVeículos RecuperadosespacoFale Conosco

SEASSO inicia projeto para gerenciamento de estresse na capital

IMG 4994No dia 12 de julho ocorreu o primeiro encontro do projeto para gerenciamento de estresse, promovido pelo SEASSO/PMRO – Serviço de Assistência Social para as unidades da capital. O primeiro grupo a ser contemplado pelo projeto é composto por policiais militares da Ajudância Geral, sob comando e apoio do capitão PM Glauber, e com facilitação da  tenente PM Psic Cláudia.

O projeto intitulado Manejo de Estresse Policial: Prevenção e Treinamento está dividido em três momentos distintos, com 4horas de duração cada um. Ocorrerá mensalmente nas dependências do SEASSO/PMRO e possivelmente nas dependências de algumas OPM – Organização Policial Militar, e as vagas serão distribuídas para as OPM da capital.

O objetivo dos encontros semanais consiste em proporcionar ao policial momento de reflexão sobre seu manejo de estresse, bem como fontes e fatores de risco, afim de oferecer-lhe autonomia para lidar com os desafios da carreira de forma saudável. Além disto, a estrutura do treinamento permite fortalecer estratégias de prevenção a agravos de saúde mental, uma vez que informar o policial sobre a importância do auto cuidado e ensinar-lhe estratégias comportamentais para enfrentar o estresse lhe garante fortalecimento pessoal, aprimorando características como resiliência e autoeficácia.

EnfoqueIMG 4995

Apesar de abordar a reflexão sobre pensamentos e sentimentos desencadeados sob estresse, o enfoque do treinamento é comportamental, munindo o policial de diversas técnicas de relaxamento, respiração, entre outras. O treinamento é dividido em momentos teóricos, práticos e de autoavaliação, garantindo uma didática dinâmica e participativa, coerente com as necessidades do policial e que possibilite a prática em sua rotina de trabalho.

Após diagnóstico institucional realizado na capital em 2016 pelo SEASSO, a fim de avaliar a saúde mental da tropa, constatou-se que o manejo do estresse policial é a prioridade na promoção de saúde mental, pois abarca os demais desafios da carreira, como as influências da atividade policial no âmbito familiar, exposição à violência urbana, uso abusivo de substâncias, dentre outros.

Para maiores informações, contatar a equipe do SEASSO por meio do telefone 3216-8868 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fotos e fonte SEASSO