Emergencia
espacoAtendimentos RegistradosespacoArmas ApreendidasespacoForagidos RecapturadosespacoVeículos RecuperadosespacoFale Conosco
 

 

 

 

1º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia comemora 35 anos de criação

35 anos 272

 No dia 07 de dezembro de 1982 foi criado o 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Rondônia, recebendo o nome de “Batalhão Rondon”, estava sendo plantada a primeira semente da briosa Polícia Militar em nosso pujante Estado. Ontem, 7 de dezembro, o Batalhão que cuida da Zona Sul, Central, Portuária e do Baixo Madeira de Porto Velho completa 35 anos com o mesmo fôlego e entusiasmo dos anos iniciais.

Para celebrar essa data foi realizada no início da manhã de ontem, (07) uma formatura alusiva à data, com a presença do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, do Secretário de Segurança, coronel BM Lioberto Caetano, do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araújo, do Comandante do Batalhão Rondon, major PM Marcos Freire, oficiais e praças, convidados que foram agraciados com a Medalha do Mérito Batalhão Rondon.

Durante o evento foram homenageados Policiais Militares e autoridades civis com a Medalha Forte Príncipe da Beira.A formatura contou ainda com a presença de familiares dos homenageados, da tropa do 1º BPM, e dos alunos do Projeto Sou Mais Que Vencedor das escolas Bela Vista e Vicente Salazar, que ao comando do Cb Macêdo e do Sd Fujita participaram da formatura do início ao fim, demonstrando seus conhecimentos de Ordem Unida aprendidos através da intervenção da PMRO nas escolas da capital.35 anos 235

O Vice-governador, Dr Daniel Pereira, em seu discurso salientou a importância do Batalhão na defesa e manutenção da ordem pública da cidade de Porto Velho nesses 35 anos e até hoje se mantém atuante e sempre se renovando. Sobre o futuro lembrou que mais policiais militares já estão em formação e irão compor também o 1º BPM e o 5º BPM, da capital. 35 anos 231

Já o Secretário de Segurança, Coronel BM Caetano, lembrou dos valiosos serviços prestados pelo Batalhão Rondon desde sua criação até os dias atuais. Falou também dos planos de fortalecer ainda mais as unidades militares como linha de frente no enfrentamento à criminalidade e manutenção da paz.35 anos 211

 Por fim, o Comandante Geral da PMRO, Coronel Ênedy, lembrou dos resultados positivos que o 1º BPM vem alcançando e do seu papel frente a outras unidades da corporação, como embrião da PMRO. Parabenizou aos policiais miliares de vários projetos e do NPC – Núcleo de Polícia Comunitária que realiza um excelente trabalho integrando a Polícia Militar a sociedade.

O atual Comandante do 1º BPM ressaltou, major PM Marcos Freire, vem enfrentando desafios diários na atuação e enfrentamento da violência e que juntamente com sua tropa está trabalhando ainda mais e de forma inteligente para diminuir ao máximo os índices de criminalidade de toda área de cobertura. Falou ainda dos projetos sociais como o Sou Mais Que Vencedor, que abrange diversas escolas, além da atuação direta das Patrulhas escolares. Ressaltou ainda a atuação das Rádio Patrulhas no dia a dia do Batalhão e da atuação da Força Tática.

A solenidade teve ainda a exposição de uma coleção de réplicas de viaturas e carros oficiais das polícias do Estado, Brasil e até de outros países. O sargento RR Medeiros, colecionador desde 2010, possui atualmente um acervo de aproximadamente 10 mil réplicas de várias escalas (1/64, 1/32, 1/24 e 1/18), que custam de R$ 100,00 até R$ 700,00 cada peça. As que mais chamaram a atenção do público foram as viaturas usadas pela PMRO, como a Chevrolet Veraneio, usada nos anos 80, e uma réplica fiel da Toyota Bandeirantes confeccionada fielmente com a pintura e plotação da Polícia Ambiental, usada pelo próprio Sgt RR Medeiros quando atuou pela Ambiental entre os anos de 1985 até 1996.

Após a formatura foi servido um café da manhã a todos os presentes, que puderam ainda conhecer o Helicóptero da PMRO. 

História do 1º BPM – Batalhão Rondon35 anos 201

Major PM Marcos Freire, atual comandante do 1º Batalhão

O primeiro Batalhão de Polícia Militar originou-se da 1ª Companhia PM,  primeira unidade militar de policiamento, que era responsável por todo o policiamento ostensivo do então território. Seu primeiro comandante foi o foi Tenente PM Mario Jorge da Costa Sarkis, a sede da então companhia foi no bairro Arigolândia, espaço que hoje é ocupado pelo Batalhão Rondon.

Oficialmente a criação do 1º BPM se deu em 07 de dezembro de 1982, e a ativação se deu em 19 de janeiro de 1983, ocupando as mesmas instalações da Guarda Territorial na rua Major Amarante. O primeiro comandante do 1º BPM foi o então Capitão PM João Maria Sobral de Carvalho.

O Batalhão Rondon, denominação dada no ano de 1993, vem ao longo de sua história mantendo o policiamento preventivo e ostensivo, orientando as pessoas quanto à segurança pessoal, atuando nas rebeliões em presídios, eventos como Flor do Maracujá, Carnavais fora de época, operações variadas, sem se esquecer da incessante rotina de patrulhamento ostensivo nas áreas centrais, zona sul e zona norte da cidade de Porto Velho. O efetivo da unidade conta com 244 policiais na atividade fim e 13 policiais na atividade administrativa.

Atualmente o 1º BPM possui duas Companhias de Polícia, sendo que a Primeira Cia tem sede no próprio batalhão, a 2ª Cia está sediada na zona sul, bairro Cohab, estando esta última responsável pelo policiamento nas comunidades do Baixo-Madeira. PMRO – Instrumento de Paz35 anos 8635 anos 10835 anos 12935 anos 13535 anos 186DSC04615DSC04616DSC04646

Fotos: Sargento PM Sérgio/ aluno a cabo PM Simplício e soldado PM César

Texto: Soldado PM César

Jornalista Lenilson Guedes