Operação Tiradentes em nível Nacional. PM e BM de Rondônia mobilizam efetivo na Operação

bandDesde 13horas desta quinta-feira (20), mais de 1.196 policiais militares estarão mobilizados, em todo o estado, na Operação Tiradentes. Serão desenvolvidas atividades inerentes à instituição como barreiras, abordagens e presença ostensiva. A ação, que tem finalidade preventiva e de manutenção da ordem pública, será concluída às 6horas de sábado (22).

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Ênedy Dias, a operação vai utilizar 239 veículos e realizar bloqueios em locais estratégicos, além de abordagens e fiscalização em veículos, além de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, entre outros.

A operação é realizada conjuntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e acontece em todo o país. As ações fazem parte das comemorações do dia do patrono das polícias militares, o alferes José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes.

A operação tem como objetivo alinhar-se aos propósitos de nossa nação, pois visa contribuir, de forma significativa, para o exercício do papel primordial do Estado, que é  a promoção da segurança, condição essencial para a vida em sociedade, a existência da democracia e a realização das outras funções do Estado, como saúde, educação, dentre outras, assim como da iniciativa privada, por meio do turismo, comércio, lazer, geração de emprego, renda e condições desejáveis de vida.

Em Rondônia a Polícia Militar, através de suas Unidades Operacionais da capital e do interior, participará da Operação Tiradentes, visando combater de forma integrada e qualificada os crimes em geral, com particular atenção para furtos, roubos e receptação de veículos, através da atuação direta de seus integrantes e do intercâmbio de informações e de ação operacional conjunta. Para tanto apresenta a sugestão de pauta aos meios de comunicação para que possam acompanhar a Operação Tiradentes em nosso Estado.

HOMENAGENSen

Durante a cerimônia de homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares brasileiras, o coronel Ênedy Dias, comadnante geral prestou homenagem aos policiais que perderam a vida no cumprimento do dever. Ele citou números dos atendimentos realizados em 2016 para acentuar o crescimento da produtividade da PM. Foram 70. 749 ocorrências registradas, 2.525 foragidos recapturados, 1.176 armas apreendidas e 2.470 veículos recuperados.

Os números, segundo o comandante, são resultado dos investimentos feitos para qualificar e valorizar pessoal, e, ainda para equipar a parte operacional. “É fruto do empenho do governador Confúcio Moura, a quem rendemos homenagens sinceras de reconhecimento e gratidão”, fez constar na ordem do dia. Ele também agradeceu ao vice-governador Daniel Pereira pelos esforços para fortalecer a PM.

Como é tradição, durante a formatura foram concedidas condecorações, promoção de oficiais e praças, e compromisso de 40 aspirantes ao corpo de oficiais da PM.

Também foram promovidos a cabo PM, pelo critério de bravura os soldados Carlos Alberto Holanda Júnior, da COE, Christiano Kaulling Campanini, da Casa Militar, e João Camilo Ferreira Filho, do 1º Batalhão. Para a instituição, eles se destacaram e ocorrências em que extrapolaram os limites do dever na preservação da vida humana.

Texto: Nonato Cruz - Lenilson Guedes

Fotos: Ésio Mendes - soldado PM Raicinaluz

Secom - Governo de Rondônia