PM de Rondônia promove oficiais e praças no dia dedicado ao alferes Tiradentes

FOTO 2A Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou na manhã de hoje, 20 de abril de 2018, sexta-feira, no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, solenidade alusiva ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil, como também, aos aptos ao Curso de Formação de Soldados PM 2017/2018, Curso Marechal Rondon, promoção de oficiais e praças, outorga de Medalhas a policiais militares, e Diploma amigo da PM a personalidades civis e empresas que contribuíram para as ações da PM.

‘‘São policiais que estamos entregando a população treinados e qualificados, inclusive foi trabalhado com eles o que é mais de mais moderno no Brasil. Todos eles estão preparados para fazer o Termo Circunstanciado de Ocorrência que é algo inovador. Só Rondônia e mais dois estados da federação fazem’’, disse Daniel. Na ocasião, o governador ainda afirmou que apresentará projetos estratégicos a bancada federal para que 2019 seja o ano da segurança pública em Rondônia.

O governador do Estado Daniel Pereira, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Waltenberger, os deputados estaduais Jesuino Boabaid e Léo Moraes, o general de brigada Leal, comandante da l7ª Brigada de Infantaria de Selva, o comandante geral da PM coronel Ronaldo, o comandante geral o Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Chianca, o chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Pachá, o diretor de Ensino tenente coronel PM Alexandre, familiares dos policiais militares que se formaram hoje, abrilhantaram a festa.

O evento contou ainda com os coronéis da Polícia Militar, e o c coronel de Exército da arma de engenharia, Rondon, neto do Marechal Rondon, foi homenageado pela Curso que leva o nome de seu avô.

Na Ordem do Dia, relativo a data festiva, o coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, (foto abaixo\0 Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, destacou a data como de grande importância para as Polícias Militares do Brasil que comemoram o dia alusivo a Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional e seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.FOTO 21 1

O Alferes

Tiradentes nasceu em 1746 no Estado de Minas Gerais serviu no Regimento de Cavalaria chegando ao posto de Alferes onde conheceu as ideias iluministas, ideias estas que inspiraram a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil. É considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais e, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades

Patrono

Patrono é uma personalidade exemplar escolhida, que sintetiza as virtudes características de um segmento da sociedade, mantendo viva as suas tradições. Neste sentido, Tiradentes foi escolhido como patrono das Polícias Militares do Brasil, que se espelham na sua coragem e no seu exemplo, sintetizado em sua frase "o papel mais arriscado, quero-o para mim". Hoje é um dia festivo, mas não poderíamos deixar de lembrar de nossos heróis que sacrificaram suas vidas no cumprimento do dever, a eles, as nossas mais sinceras homenagens, na certeza que serão sempre lembrados pelo destemor e a coragem que enfrentaram o perigo.

Festa de agradecimento

Disse o coronel PM Ronaldo que diante das festividades deste dia, é necessário reconhecer e agradecer a todos os policiais militares que atuam neste Estado, dedicando-se a garantir a paz social ao povo rondoniense, sendo o primeiro braço da justiça e atuando de forma técnica e profissional na segurança pública, valorosos homens e mulheres que abdicam do lazer e do conforto do seio familiar para dedicar-se dia e noite a garantir a segurança deste povo.

Aos formandos

Hoje se inicia uma nova fase na vida destes jovens que completaram mais uma etapa na formação profissional que não termina aqui, mas que está apenas começando e prontos estarão para atuar em todos as localidades do Estado, a fim de garantir o bem estar geral.

Ele acrescenta que tudo é fruto de investimentos expressivos realizados na Polícia Militar de Rondônia, pelo Governador Daniel Pereira, que assumiu a pouco esta nobre missão, mas quando ainda Vice Governador já olhava para nossa Corporação como um visionário que é, sabendo da importância de se manter uma Polícia forte e atuante para que a população sinta-se confortável para continuar trabalhando pelo engrandecimento de nosso Estado.

Sesdec

Neste sentido, completou, destacamos as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, que fortalecem nossa Polícia e o compromisso de cada um dos Policiais Militares com a sociedade rondoniense. Parabenizo a todos os agraciados com Diploma Amigo da PM, com as medalhas de Dedicação Policial Militar e Mérito Policial Militar, aos Oficiais e Praças promovidos. Polícia Militar de Rondônia: Lealdade, Disciplina e Constância!

Mais policiais militares

O primeiro colocado do Curso Marechal Rondon foi o soldado PM Simonthon.

O Curso de Formação de Soldados - CFSd PM 2017/2018, Curso Marechal Rondon, teve início no dia 18 de setembro de 2017, com a “semana zero”, e teve sua Aula Inaugural no 3 de outubro de 2017. Sob a Coordenação do Capitão PM Alex Miranda e sua equipe formada por 10 Oficiais e 15 Praças.

Foram 292 Alunos a Soldado que concluíram a 2ª fase do concurso público previsto no Edital de 20 de maio de 2014. O Curo de Formação durou sete meses. Foram ministradas 51 disciplinas teóricas e práticas, que somadas com os Estágios Supervisionado e de Operações na Selva, totalizou 1.608 horas aulas de carga horária de Atividade de Ensino.

Homenagem

O Curso homenageou o Marechal Cândido Rondon, personalidade emblemática na história do Brasil e do Estado de Rondônia, que chefiou a Comissão responsável por construir as linhas telegráficas de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, a primeira a alcançar a região amazônica na época. Posteriormente o percurso das linhas telegráficas foi usado para a construção da BR 364. No ano de 2017, foi comemorado exatos 110 anos da Comissão Rondon, e neste ano, foi completado exatos 60 anos da morte de Marechal Rondon, no dia 19 de janeiro. O nome dos Pelotões do Curso Marechal Rondon: Destemido, Desbravador, Combatente, Pacificador, Pioneiro, Audaz, Lendário, Patriota e Centenário, faz referência a adjetivos dessa personalidade Militar ora homenageada.

Companhias

O nome das Companhias: Forte Príncipe da Beira, Pacaás Novos e Território Guaporé, faz menção à história de nosso Estado, bem como aos patrimônios históricos e naturais de nossa região”.

HomenagemFOTO 51

Durante a solenidade de formatura, a Polícia Militar apresentou as diversas formas de atuação no estado com o pelotão de motociclistas que atuam na segurança do trânsito e ainda houve a simulação de resgate de refém em uma atuação conjunta do grupamento aéreo e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), treinado para intervir em situação de conflito.

O evento também foi marcado pela homenagem a Marechal Rondon, foi entregue a medalha de honra ao mérito cultural ao soldado Matheus Simonthon Teixeira Silva, pela melhor classificação no curso de formação dos soldados da PM, e ao CB PM Ivan Marques da Rocha, pela aplicação dos estudos concernentes ao curso de formação de cabos PM.FOTO 13

O coronel de Exército da arma de engenharia Rondon, neto do Marechal, recebeu a comenda.FOTO 18

Na solenidade o coronel PM Clairton Pereira da Silva, que passou a reserva remunerada, foi homenageado.FOTO 1

Capitão PM Miranda, coordenador do CFSD 2017/2018

FOTO 5FOTO 7FOTO 10FOTO 21FOTO 25

Foram colocaas flores no memorial de TiradentesFOTO 26

FOTO 52FOTO 55

Apresentação do GATE - Grupo de Ações Tátias Especiais da COE e NOA - Núcleo e Operações Aéreas

FOTO 56

A mãe e o viúvo da cabo PM Leidiano, receberam homenagem a policial militar falecida 

FOTO 59FOTO 60FOTO 62FOTO 71FOTO 80

Fotos soldado PM Edileusa

Jornalista Lenilson Guedes