Comandante Geral da PMRO preside passagem de Comando da COE e anuncia criação de Batalhão de Choque

FOTO 137Aconteceu na tarde de hoje, 30 de abril, nas instalações da COE-Companhia de Operações Especiais, em Porto Velho, a passagem de comando da Uunidade, do Capitão PM Agleydson Cavalcante para o Capitão PM Regis Braguin, entrega de condecorações de Dedicação Policial Militar, Mérito Forte Príncipe da Beira e Mérito Cultural a policiais militares pertencentes a Companhia, bem como também, homenagem a policiais militares que foram para reserva remunerada.

"Me sinto extremamente gratificado e honrado quando aqui retorno. Não há necessidade de dizer o que essa Companhia significa e o trabalho que ela executa. Com certeza nada mudou desde àquela época em que servi nesta Unidade, em 1995, disse o coronel PM Ronaldo, Comandante Geral da Polícia Militar.

Segundo ele, apenas acrescentou-se mais obrigações, seus deveres e missões em prol da segurança pública. Sei o valor de cada homem que aqui está. “Homens que não olham pro relógio enquanto estão trabalhando”. Que não se preocupam com o término da missão, antes que ela tenha êxito. Ao Capitão Cavalcante, oficial que seu nome na Polícia Militar já diz quem o é. Não há necessidade que alguém leia o seu curriculo, leia suas qualidades e seus atributos, observou, acrescentando o desejo de toda sorte, e sucesso na sua próxima missão.

Ao novo comandante capitão PM Braguin, o comandante geral desejou êxito e sua gestão e que possa atender aos anseios da comunidade. Precisamos de homens com qualificações e boas práticas no desenvolvimento das atividades policiais e um bom atendimento a comunidade.

O comandante também anunciou a criação do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais e o Batalhão de Choque, aprovados pelo CONDEG.

Agraciados

Antes da passagem de Comando foram entregues Medalhas a policiais militares da Unidade. 

Com a Medalha do Mérito Cultural foi agraciada a soldado PM Lidiane, por ter sido a primeira colocada no Curso PATAMO - Patrulhamento Tático Móvel realizado em Brasilia, no Distrito Federal

Medalha Dedicação Policial Militar - 30 anos

FOTO 60 1

Subtenente PM Lúcio Heleno Barbosa

Medalha Dedicação Policial Militar - 10 anos

Sargentos PM J. Góis e Evan

cabo PM Leandro

soldados PM Kátia, Paula, Vando, Deilon e Mário

Medalha Mérito Policial Militar

2º Sargento PM Evandro Pires Lima

3º Sargento PM Marismar Castro Soares

Medalha Mérito Forte Principe da Beira

Subtenente PM Fernando

Sargentos PM Severiano, Nilson e Raticlei

PASSAGEM COE03

Os policiais militares da reserva, que serviram a Companhia, Tenente Barros e sargento F. José, receberam uma placa de agradecimento pelos serviços prestados a COE.

Novo comandante da COE

PASSAGEM COE14

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Companhia de Operações Especiais o capitão PM Regis Welllington Braguin Silvério ( À DIREITA) estava servindo no 2º Batalhão em Jiparaná

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 21 DE ABRIL DE 2015.

NASCIDO EM 09 DE MARÇO, NA CIDADE DE CASCAVEL - PARANÁ É FILHO DE ATAIDE SILVÉRIO E JANDIRA GARBULHE BRAGUIN.

INCORPOROU ÀS FILEIRAS DA PMRO EM 20 DE DEZEMBRO DE 2002.

NESTES 15 ANOS E QUATRO MESES DE POLÍCIA MILITAR EXERCEU AS SEGUINTES FUNÇÕES:

  • - SUBCOMANDANTE DA 4ª CIA PO/7º BPM EM BURITIS;
  • - COMANDANTE DA 1ª COMPANHIA PO/7º BPM EM ARIQUEMES;
  • - CHEFE DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DO 7º BPM EM ARIQUEMES;
  • - COMANDANTE DA 4ª CIA PO/7º BPM EM BURITIS.
  • - CHEFE DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DO 2º BPM EM JI-PARANÁ;
  • - COMANDANTE DA 1ª CIA PO/2º BPM EM JI-PARANÁ;
  • - COMANDANTE DA 2ª CIA PO/2º BPM EM JI-PARANÁ;
  • - CHEFE DA DIVISÃO OPERACIONAL DO 2º BPM EM JI-PARANÁ.

FOI DESIGNADO PARA AS SEGUINTES MISSÕES:

  • - POLICIAMENTO OSTENSIVO NO GARIMPO BOM FUTURO EM 2010;
  • - IMPLANTAÇÃO DE GRUPAMENTO POLICIAL E PACIFICAÇÃO DO DISTRITO DE JACINÓPOLIS EM 2011;
  • - OPERAÇÃO DE COMBATE A CONFLITOS AGRÁRIOS NO VALE DO JAMARI EM 2016;
  • - SUBCOORDENADOR DO I CURSO DE PATRULHAMENTO TÁTICO MÓVEL PELA COE EM 2016.

POSSUI OS SEGUINTES CURSOS MILITARES:

  • - CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS – CFSD - 2002.
  • - CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PELA ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DO BARRO BRANCO – PMESP - 2009.
  • - CURSO DE CONDUTOR DE VEÍCULO DE EMERGÊNCIA – NÍVEL INSTRUTOR – PELA SESDEC EM 2010.
  • - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE UNIADDES DE FRONTEIRA – ENAFRON – REALIZADO PELO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE FRONTEIRA – DOF – EM DOURADOS – MS – 2012.
  • - CURSO DE PATRULHAMENTO TÁTICO MÓVEL – IX PATAMO – PELO BATALHÃO DE CHOQUE DA PMDF EM 2013.
  • - CURSO DE INTRODUÇÃO A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – CIAI PELA SENASP EM 2015.
  • - CURSO DE ANÁLISE DE INTELIGÊNCIA - CICLO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - CPC – PELA SENASP – 2015.
  • - CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES PELA SENASP EM 2017;
  • - CURSO DE OCORRENCIAS ENVOLVENDO BOMBAS E EXPLOSIVOS PELA SENASP EM 2017.

FOI CONDECORADO COM ASSEGUINTES MEDALHAS:

  • - MEDALHA “DEDICAÇÃO POLICIAL MILITAR” – 1º DECÊNIO;
  • - MEDALHA “MÉRITO POLICIAL MILITAR”;
  • - MEDALHA “FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA”

DISCURSO DE DESPEDIDA DO CMT DA COE

Ilustríssimo SUBTENENTE PM LÚCIO HELENO, caveira 20, companheiro admirável, profissional incansável, exemplo a todos nós, muito prazer em trabalhar com o senhor durante esse período em que estivemos a frente da COE, na pessoa de quem com muito orgulho saúdo a todas as Praças da PMRO aqui presentes.

Aos meus Irmãos, CB PM CAVALCANTE e CB PM ROBERTO, irmãos de sangue e de farda, componentes do efetivo da COE, pessoas de quem saúda toda a tropa da COE.

A minha família, na pessoa de minha esposa Miriam Daiane, Minha filha Aylla Beatriz, e meu sogro Airton Frota, saúdo todos os familiares e civis aqui presentes.

BOA TARDE,

Minhas palavras iniciais são de agradecimentos, primeiramente a Deus pelo dom da vida, que sem ele nada seria possível, e a todos aqueles que, com suas presenças, abrilhantam esta solenidade de transmissão de cargo de comandante da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar de Rondônia.

Encerro, hoje, um ciclo, que se iniciou em 2010, ano em que surgiu a primeira oportunidade de ombrear com os “coeanos”, como somos conhecidos por servirmos na COE, onde aqui exerci as funções de Comandante do GATE e chefe da Seção Operacional, no comando do então Cap Góes e tendo como subcomandante o Cap Roque, profissionais, que até hoje são bem lembrados por todos, pela dedicação e comprometimento com o sentimento de bem servir e participar junto com toda a tropa das inúmeras missões, principalmente pelo grande período que apenas estes dois oficiais encabeçavam a COE.

O TEMPO

PASSAGEM COE04Os anos se passaram e cheguei a exercer a função de Subcomandante da COE, 3 anos depois fui convidado em 2013, para outra missão, agora na Diretoria de Ensino para coordenar o Curso de Formação de Oficiais, onde fiquei de 2013 a 2017. Então em 2017, com a confiança do comando, na pessoa do então Subcomandante da PMRO, CEL PM CLAIRTON, que foi o mesmo que depositou em mim a confiança de coordenar o CFO, agora depositava mais confiança ainda, ao me destinar, com a anuência do então Comandante Geral da PMRO, CEL PM ÊNEDY, o Comando da Companhia de Operações Especiais.

OPM que tem a missão de realizar as missões especiais da PMRO, tais como: Intervenções em ocorrência com reféns localizados, com Artefatos explosivos, manifestações sociais, Segurança de Autoridades, intervenções em estabelecimentos prisionais, reintegração de posse, operações com cães, patrulhamento tático e inúmeras outras, pois a COE está sempre pronta a servir a sociedade rondoniense, devido a estas peculiaridade e inúmeras áreas de atuação a função se torna de tamanha responsabilidade.

ATRIBUIÇÕES

Durante este período em que estivemos juntos na COE, inúmeras foram as atribuições, atuações e missões, inúmeros foram os momentos distantes de nossas famílias de nossos lares, sem contar das dificuldades diárias encontradas, mas mesmo assim todos os componentes da COE sempre se mostraram de cabeça erguida, e com a ajuda e conselhos de todos, conseguimos cumprir todas as missões impostas.

Com muito orgulho, afirmo que a COE, ano a ano, vem avançando nos treinamentos, nas especializações, dentro de cada fração integrante da COE: GATE, CHOQUE, PATAMO, CANIL, EXPEDIENTE e GUARDA, todos temos a nossa importância, onde nenhuma é tão importante quanto a outra, somos fortes juntos, portanto concito a permanecerem com este espírito de grupo sempre florescente em cada um. Fomos e permaneceremos a família sangue azul, com a responsabilidade aumentada por vestirmos o camuflado urbano, o camuflado rural e ou o uniforme preto, pelo simples fato de termos especializações em áreas especiais.

AGRADECIIMENTOS

Gostaria de externar os agradecimentos ao atual comando, na pessoa do Coronel RONALDO, comandante Geral e do Coronel RILDO, subcomandante Geral, pela confiança no trabalho da COE, saibam que estes profissionais serão sempre leais ao comando para cumprir qualquer missão.

Agradecer o apoio da minha esposa Miriam Daiane, que hesitou, quando fui convidado a comandar a COE, devido a primeira passagem na COE, pois foram inúmeros os períodos de ausência familiar durante as missões repentinas e duradouras, mas que sempre me apoiou nas decisões profissionais, o meu muito obrigado pelo companheirismo e amor em minha vida. Obrigado por tudo.PASSAGEM COE02

Ao meu subcomandante da COE, CAP ARIVABENE, oficial sempre dedicado, leal e amigo, sempre disposto a cumprir com as suas obrigações, camarada, saiba que você foi muito importante neste período, só nós sabemos das dificuldades encontradas durante este período.

A TODOS

Muito obrigado a todos os oficiais e praças da COE, do mais antigo ao mais moderno, de todas as frações, seja do operacional, da guarda ou do expediente, os meus sinceros agradecimentos, pois juntos podemos dizer que todas as missões foram cumpridas graças a união. Não irei citar nominalmente cada um, pois poderia cometer uma gafe e deixar de citar um nome se quer, e isto seria injustiça, então para não cometer tal injustiça, apenas digo de coração muito obrigado meus amigos e amigas, estarei sempre a disposição seja onde estiver.

NOVA MISSÃO

Hoje estarei exercendo uma nova missão, mas sempre estarei com o coração nesta OPM que sempre me acolheu de braços abertos, e possuo um carinho muito grande, e com este sentimento estarei trabalhando para melhorar os meios operativos e estruturais da COE, de nossa instituição e de todos os órgãos de segurança pública que estarão sob minha responsabilidade.

Agradeço pela compreensão e peço desculpas se de alguma forma magoei qualquer um de vocês, tenho certeza que se assim o fiz, não foi a minha intenção.

Sempre me coloquei a disposição de todos, tanto que a porta de meu gabinete sempre esteve aberta, e assim sempre estará seja onde eu estiver. Digo um até breve a todos os meus amigos e companheiros de farda.

DEDICAÇÃO

Por fim, gostaria de ler uma frase de esportista que nos deixou ha muito tempo, que sempre fazia nossas manhãs de domingo serem uma grande reunião de família logo após a missa, o piloto Airton Senna da Silva, “SE VOCÊ QUER SER BEM SUCEDIDO, PRECISA TER DEDICAÇÃO TOTAL, BUSCAR SEU ÚLTIMO LIMITE E DAR O MELHOR DE SI MESMO”.

Obrigado.PASSAGEM COE01PASSAGEM COE05PASSAGEM COE07PASSAGEM COE08PASSAGEM COE09PASSAGEM COE10PASSAGEM COE11PASSAGEM COE12PASSAGEM COE13PASSAGEM COE15FOTO 212

Fotos soldado PM Edileusa

Jornalista Lenilson Guedes