Passagem de Comando do 1º BPM

passagem15Em solenidade realizada na sede do 1º BPM, na tarde desta quinta-feira, 3, presidida pelo coronel PM Mauro Ronaldo Flores, Comandante Geral da Polícia Militar, o tenente coronel PM Marcos Freire passou o Comando do Batalhão ao major PM Carlos Gomes. Participou do evento o deputado estadual Jesuíno Boabaid, oficiais, praças, entre outras autoridades e alunos do projeto “PM na Escola” da E.E.E.F.M. Vicente Salazar.

O comandante geral da PM coronel Mauro Ronaldo Flôres, falou dos trabalhos realizados pelo tenente coronel PM Marcos Freire, que deixou o Batalhão para cumprir uma nova missão na SESDEC – Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania.

Disse ele que a missão como policiais militares, não é nada fácil. Principalmente no Brasil é que ela se torna ainda mais espinhosa. Policiais de primeiro mundo quando vêm visitar nossas polícias, dizem que não conseguiriam aqui trabalhar, e nós conseguimos. passagem18

Para o coronel Ronaldo a PM tem uma missão importante no estado de Rondônia e em especial na na capital, que é reduzir os índices de criminalidade. Hoje, Porto Velho responde por 76% dos crimes contra o patrimônio praticado em todo o Estado. Números que trazem algum incômodo para a sociedade, mas que a Polícia Militar está atenta ha muito tempo.

Como diz o Coronel Giraldi, “Nós enxugamos o chão com as torneiras abertas”, citou ele.

Não somos os responsáveis pela causa da criminalidade, e não trabalhamos nela. Somos apenas aqueles que estão na ponta da linha.

Missão

O governador Daniel Pereira, observou o Comandante Geral, ao lhe convidar para assumir o Comando da Corporação foi bastante taxativo em alguns aspectos e em especial, o de trazer condições melhores para os policiais militares para que possam bem cumprir a sua missão.

Uma série de projetos vêm sendo trabalhados, ainda em estudos e observados por representantes dos poderes, em especial do poder Legislativo Estadual, e “nós estamos buscando melhores condiçõe para os nossos policiais”. Em breve divulgaremos uma série de ações e projetos a serem implementados na nossa corporação, cujo objetivo é o nosso Policial Militar ter melhores condições de trabalho, e parta rumo a melhores condições salariais. “Precisamos ser firmes e fortes na linha de ponta. Precisamos estar bem. Saúde física, mental, econômica e assim vai”.

Primeiro Batalhão

O Batalhão Rondon é o mais importante da Polícia, porque é o pioneiro. É o responsável por policiamento em uma área na capital do Estado de Rondônia. “Aqui mais uma vez eu venho à frente da tropa, como tenho feito em muitos locais, dizer para continuarem firmes, perseverantes, atuantes, combatendo firmemente a criminalidade e que depositem no Comando da Corporação, confiança, pois o nosso trabalho visa melhorar as condições do policial da ponta. Estejam sempre perseverantes”.

Favoráveis

Ele continuou dizendo que a criminalidade deve ser combatida de forma firme. Os nossos policiais têm condições totais de fazer frente a ela, e assim estão. E assim estão fazendo. E nós teremos resultados favoráveis em pouco tempo, não resta dúvida. Então, continuem como sempre foram, e cada vez com mais afinco e dedicação, que dias melhores está por vir.

Despedidas

Ao tenente coronel PM Marcos Freire que parte para uma nova função na SESDEC, ele desejou felicidades. “Tenha muito êxito. Seu trabalho o credenciou para ser convidado para tal função, tão importante para o Estado de Rondônia. Estará agora em um nível estratégico. Que deus o abençoe. Oficial firme e competente como sempre foi”.

Novo comandante

Sobre a escolha do major PM Carlos Gomes, o coronel PM Ronaldo explicou que muitos oficiais poderiam estar sendo convidados para assumirem o comando do 1º BPM. O comando da PM busca o perfil que encontrou no major Carlos Gomes. Foi o seu currículo que o credenciou para a nova função. “Confiamos no trabalho do major Carlos Gomes, que continuará com a tropa do primeiro Batalhão coesa, unida e firme no combate a criminalidade. Reforçando o policiamento especializado, que é sua missão”.

Com estas medidas, disse o coronel Ronaldo, a sociedade terá maior sensação de segurança. “Então, parabéns, que Deus o abençoe e que com os policiais do 1º BPM, possa realizar um trabalho de excelência, invejado e copiado a nível de Brasil. Tenha muito sucesso na nova missão, com as bênçãos de Deus. A todos agradeço por terem vindo abrilhantar a formatura, e que Deus continue abençoando toda a sociedade e a nossa polícia militar. Obrigado”

J 3 FA passagem14

Emocionado, o tenente coronel PM Marcos Freire revelou que algumas histórias vêm a cabeça em razão do histórico e da identificação de sua carreira profissional com o 1º BPM. Quando cheguei na Polícia Militar em 1998, disse ele, estagiei em 1999 neste Batalhão.

Depois vim como Tenente para cá, para comandar fração de RP, “inclusive tem um sargento em forma, que trabalhou comigo, que é o Marcelo”, que foi meu patrulheiro, e hoje é Comandante de grupamento da Força Tática.

Continuando sua trajetória ele citou que novo retorno ao Batalhão no ano de 2009 como capitão, para comandar Companhia, e quis o destino, quis Deus que me abençoasse para que eu pudesse na metade do ano passado, eu comandar o 1º BPM. O 1º BPM, explicou, para mim foi uma Escola que aprendi a atividade policial, como ela se desenvolve, o que deve fazer e o que não se deve fazer.

Desta forma, ligo ao CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais para um J 3 FA. “CIOP a viatura do Comandante J 3. FA.

Elogio

É por conquista de mérito que consigno referência elogiosa ao TC PM RE 6570-1 MARCOS CLEITON FREIRE LOPES, por ter no período de 23/09/2017 a 23/04/2018, quando esteve na função de comandante do 1º BPM, Batalhão Rondon, se dedicado diuturnamente no cumprimento das inúmeras missões atribuídas a esta nobre organização policial militar.passagem3

Unidade operacional de grande valor histórico, em razão de ter sido a primeira a ser fundada na Polícia Militar do Estado de Rondônia. Militar tranquilo e equilibrado. Soube conduzir de forma eficiente a aplicação do policiamento ordinário em sua área de responsabilidade, o que resultou em sensível diminuição dos índices de roubo e furto e, por consequência, aumentou a satisfação da comunidade.

Dotado de grande capacidade argumentativa, exerceu papel fundamental no fomento motivacional para a realização do Termo Circunstanciado de Ocorrência junto a sua tropa, alcançando a conscientização geral dos profissionais quanto à economia de tempo e recursos no atendimento de ocorrências de menor potencial ofensivo, além do empoderamento institucional extensivo ao policial mais moderno.

O Comandante Marcos Freire também foi responsável pela readequação das funções internas em concordância com o grau hierárquico, pois lotou os graduados em funções compatíveis com as suas responsabilidades e competências.

Militar inteligente, perspicaz e agregador, também obteve sucesso com o aprimoramento das relações interpessoais dentro e fora do quartel, propiciando um clima de convivência harmoniosa entre policiais militares e a sociedade.

Tendo partido para uma nova missão, registramos nossos agradecimentos a este notável oficial PM pela sua honrosa contribuição à história do Batalhão Rondon, ao tempo que também desejamos sucesso na próxima jornada e que o Eterno o cubra de bênçãos, extensivas à família. (Individual).

Tenente coronel PM Frederico Correia. Coordenador Regional de Policiamento I.

Na foto o tenente PM Lucas entrega uma lembrança ao tenente coronel PM Marcos Freire.

Novo comandante do Batalhão Rondon

Ao ser nomeado para a função de Comandante do Primeiro Batalhão de Policia Militar, Batalhão Rondon, o major PM Carlos Alberto Gomes de Sousa Júnior estava servindo na Coordenadoria de Recursos Humanos da PMRO, sediada em Porto Velho.

Foi promovido ao posto atual em 21 de abril de 2018.

Nascido em 9 de julho de 1986, na cidade de Porto Velho, Rondônia.

É filho de Carlos Alberto Gomes de Sousa e Francisca dos Passos Gomes, in memorian.

Incorporou nas fileiras da PMRO em 19 de junho de 2009 sendo classificado no 5º BPM onde desempenhou as funções de oficial subalterno até o ano de 2013.

Cursou o Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 2017

Exerceu as seguintes funções na pmro:

  • SUBCOMANDANTE DA 1ª COMPANHIA DE POLICIAMENTO OSTENSIVO / 5º BPM – 2009 A 2010
  • COMANDANTE DA 1ª COMPANHIA DE POLICIAMENTO OSTENSIVO / 5º BPM – 2010 A 2013
  • SUBCOMANDANTE DA COMPANHIA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS – 2013 A 2014
    • CHEFE DA SJD
    • COMANDANTE DO PELOTÃO DE PATAMO
  • COORDENADOR DE ESTÁGIO (I ESTÁGIO DE PATAMO) – 2013
  • CHEFE DA DIVISÃO DE ENSINO DA DIRETORIA DE ENSINO DA PMRO – 2014 A 2015.
  • COORDENADOR DE CURSO DE FORMAÇÃO (CADOF DE SAÚDE PM) – 2015
  • DIRETOR DE ENSINO ADJUNTO DA PMRO – 2015 A 2017passagem13 copy
  • COORDENADOR DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (I CURSO DE PATAMO) – 2016
  • CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS DA PMRO – 2017 A 2018
  • INSTRUTOR NOS DIVERSOS CURSOS DE FORMAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E EXTENSÃO DA PMRO

POSSUI AS SEGUINTES TITULAÇÕES

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO:

  • COLÉGIO TIRADENTES DA PMRO – 1993 A 2003

GRADUAÇÃO:

  • BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA - ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DA BAHIA – 2006 A 2009
  • TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – UNOPAR 2014 A 2017
  • ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNOPAR

PÓS GRADUAÇÃO:

  • PÓS GRADUANDO EM GESTÃO PÚBLICA COM ÊNFASE EM SEGURANÇA PÚBLICA - FAEL

FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

  • CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PM – ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
  • CURSO DE PROMOTOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA – SESDEC RO
  • CURSO DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA – SESDEC RO
  • CURSO DE INSTRUTOR DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA – SESDEC RO
  • CURSO DE NEGOCIAÇÃO POLICIAL EM OCORRÊNCIAS DE ALTA COMPLEXIDADE – SESDEC RO
  • ESTÁGIO DE OPERAÇÕES VERTICAIS – PM DO RIO GRANDE DO NORTE
  • CURSO DE PATRULHAMENTO TÁTICO MÓVEL (PATAMO) - PM DO RIO GRANDO DO NORTE
  • ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSOR CONTEUDISTA E PROFESSOR TUTOR DO ENSINO A DISTÂNCIA NA PMRO – DE PMRO
  • CURSO DE MEDIAÇÃO POLICIAL - 2017
  • CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS PM – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA
  • POSSUI 32 CURSOS REALIZADOS PELA SENASP NA MODALIDADE EAD
    • GERENCIAMENTO DE CRISES
    • ASPECTOS JURÍDICOS DA ABORDAGEM POLICIAL
    • ASPECTOS JURÍDICOS DA ATUAÇÃO POLICIAL
    • FILOSOFIA DOS DIREITOS HUMANOS APLICADA A ATUAÇÃO POLICIAL
    • MEDIAÇÃO DE COMUNITÁRIA
    • POLÍCIA COMUNITÁRIA
    • USO PROGRESSIVO DA FORÇA
    • VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO
    • POLICIAMENTO ORIENTADO PARA O PROBLEMA
    • GESTÃO DE PROJETOS
    • LICITAÇÕES E CONTRATOS
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    • POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA
    • SISTEMAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
    • USO DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

FOI CONDECORADO COM A MEDALHA MÉRITO DE ENSINO NO ANO DE 2016

Filhos

  • CARLOS ALBERTO GOMES DE SOUSA NETO
  • RUAN CARLOS GOMES DE SOUSA MEDEIROSpassagem1passagem2passagem4passagem5passagem6passagem7passagem8passagem9passagem10passagem11passagem12passagem16passagem17passagem19

PMRO – Lealdade, disciplina e constância

Fotos: Subtenente PM Sérgio, soldados Edileusa e César

Fontes capitão PM Miranda e Soldado PM Cesar

Jornalista Lenilson Guedes