Banda da Polícia Militar de Estado de Rondônia

27O Coronel Aluízio Ferreira chegou a Rondônia na época do território, por volta de junho de 1944, criou de imediato a Guarda Territorial com um efetivo de 600 homens, dentre os quais muitos aventureiros, hoje conhecidos como “Soldados da Borracha” e “Arigós”.

banda6O coronel Aluízio Ferreira, em conversa com o coronel Milton Queiroz de Carvalho (então Comandante da Guarda Territorial), deu a idéia e incentivo à formação da banda de música. Após este contato, houve a primeira convocação por volta de agosto de 1944, quando foram arregimentados dez elementos entre músicos e aprendizes.

Em setembro de 1944, houve a primeira apresentação da banda de música recém-formada. Não foi um simples desfile, mas uma formatura de grande porte, em frente ao clube Internacional (Ferroviário Atlético Clube), na Avenida Sete de Setembro, onde desfilaram também tropas do Exército Brasileiro e alunos de diversos estabelecimentos escolares. No final do mesmo ano, a banda contava com um efetivo de 30 integrantes. Durante 23 anos teve grande participação na vida da comunidade rondoniense, sendo sempre aclamada e aplaudida de pé, onde quer que se apresentasse, fincando conhecida como “A Furiosa”.

Aos domingos e feriados realizava retretas nas praças e bairros da cidade, nas igrejas e clubes. Participou do aniversário da proclamação da República Boliviana e da solenidade de derrubada da última árvore da BR-364, no município de Vilhena, com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek.

Em outubro de 1967, chegou a ser extinta do Quadro de Organização da Guarda Territorial. Entretanto, a abnegação de alguns integrantes (Sebastião, Nézio, Alair, Macedo, Carlos Sinfonte entre outros), não deixou que ela fosse extinta de vez e, sempre que a situação permitia, executava algumas tocatas.

No ano de 1977, já com a Polícia Militar criada e em fase de implantação, foi reorganizada, passando a fazer parte do Quadro de Organização da PM/RO, com um efetivo de 20 integrantes, com a denominação de Banda de Música da Polícia Militar. A partir de então, ela ganhou um novo impulso e garantiu o seu lugar de destaque no conceito popular rondoniense, sendo presença obrigatória em todos os grandes acontecimentos de Rondônia na atualidade.bandabanda2banda3banda4banda5

Mestres da Banda - Regentes

ST JOSELITO – ATUAL

2º TEN PM JAIRO BATISTA

2º TEN PM DANTAS

2º TEN PM MANAIA

2º TEN PM SCHUINDT

1º TEN PM TADEU

1º TEN PM EDEVALDO

2º TEN PM CARLOS

MAJ PM CELESTINO

ST SAMUEL

2º TEN PM DANIEL

2º TEN PM JOSÉ FRANCISCO DANTAS

1º SGT PM CARLOS SIFONTES

Fotos Arquivo e Cecoms

Jornalista Lenilson Guedes