Proerd forma mais uma turma em Porto Velho; mais de 270 alunos concluíram o curso

proerd ctpm I01O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), formou mais 270 alunos em Rondônia. A formatura aconteceu na quinta-feira (14) às 18horas no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia. Segundo a sargento PM e instrutora do Proerd, Maria da Conceição Cardoso Marques de Oliveira, o programa atende cerca de 10 mil estudantes por ano em Rondônia.

A sargento explicou que o curso do Proerd tem duração de três meses com aulas semanais e atende alunos de séries variadas. As aulas são ministradas de forma bem didática, levando em conta a idade dos alunos. Ao decorrer do curso, os alunos aprendem sobre os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas e como aprender a dizer não, caso alguém ofereça algo que não é legal para a sua vida. Os estudantes também aprendem noções de cidadania, pois de certa forma uma coisa está diretamente ligada a outra.

Se formaram nesta etapa 118 alunos do 5º ano e 150 estudantes do 7º ano, crianças e adolescentes com idade que variam de 08 à 16 anos. A polícia militar de Rondônia conta com 70 policiais capacitados para atuarem no Proerd em todo o estado. Porto Velho conta com nove policiais instrutores atuando no Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O Proerd foi criado nos Estados Unidos da América (EUA) em 1983 e se espalhou rapidamente pelo mundo. Hoje o programa é desenvolvido em 56 países, inclusive no Brasil. Em Rondônia o programa foi implantado no ano de 2000. Além do curso que atende séries específicas, levando em conta a idade dos alunos, a polícia militar tem intensificado o trabalho de orientação aos demais alunos desenvolvendo palestras de como se prevenir contra as drogas.proerd ctpm I02proerd ctpm I03proerd ctpm I04proerd ctpm I05proerd ctpm I06proerd ctpm I07proerd ctpm I08proerd ctpm I09proerd ctpm I10proerd ctpm I11proerd ctpm I12proerd ctpm I13proerd ctpm I14proerd ctpm I15

Texto: Eleni Caetano

Fotos: Soldado PM Edileusa

Jornalista Lenilson Guedes

Secom - Governo de Rondônia