stpm

BOPE abre inscrições para o VI COESP

 

VI curso de operaçõesNa última terça-feira (23) a Polícia Militar de Rondônia lançou através do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar o Edital do VI Curso de Operações Especiais (COEsp).

Esta edição do curso contará com a novidade de conter um programa de treinamento com o objetivo de melhor preparar os policiais militares inscritos para o Curso de Operações Especiais, minimizando lesões e prevenindo acidentes. Por esse motivo, passada a fase de inscrições serão ministradas orientações técnicas por profissionais especialistas em nutrição e educação física.

O comandante do BOPE capitão PM Paulo Henrique da Silva Barbosa, enfatizou a importância do Curso para habilitar policiais militares para ingressar no BOPE e para as funções estratégicas da segurança pública estadual, além da possibilidade de aumentar assim a probabilidade de ampliar os conhecimentos também dos batalhões de área, já que teremos mais policiais capacitados que poderão apoiar nas instruções de todos os policiais do Estado. Além disso, com o programa de orientação técnica, os candidatos ao curso poderão ter um melhor aproveitamento, aumentando as chances de concluir o curso.

O Curso

VI coesp bope

O Curso é composto por quatro fases, sendo elas: rústica, policial, técnica e de operações; com duração de aproximadamente 18 semanas e carga horária de 1.500 h/a, que pretende qualificar 60 policiais militares que ficarão em condições de lidar com situações críticas no âmbito de todo o território estadual, dentre àquelas envolvendo artefatos explosivos, roubos na modalidade “novo cangaço”, e ocorrências com reféns localizados, dentre outras.

O Curso terá módulos externos e várias habilitações específicas, como mergulho, paraquedismo, explosivos, segurança de autoridades, montanha, tiro policial de precisão, operações helitransportadas, inteligência policial, contraterrorismo, entre outras.

Com previsão para início em abril de 2019 e até lá será realizadas provas técnicas-eliminatórias, que exigem disciplina, resistência à fadiga física, concentração e controle emocional, capacitando o policial para operar nas atividades policiais de alta complexidade.

As inscrições iniciaram no dia 23 de outubro e se estenderá até o dia 13 de novembro e os interessados poderão acessar os editais, por meio do link http://www.pm.ro.gov.br/index.php/institucional/noticias/6985-edital-n-026-ce-2018-03-de-outubro-de-2018-processo-seletivo-interno-para-admissao-ao-vi-curso-de-operacoes-especiais-coesp-da-pmro-para-o-ano-de-2019.html onde terão informações sobre os critérios específicos de seleção e requisitos mínimos para a matrícula no Curso.

iv coesp