stpm

Avanços da Polícia Militar com nova mentalidade e integração são destacados em formatura de sargentos

cfs comenda governadoresAo destacar os avanços da PM, simbolicamente o governador Daniel Pereira transmitiu o comando do Estado ao coronel Marcos Rocha, governador diplomado.

A nova mentalidade instituída na Polícia Militar de Rondônia (PMRO), com a integração às Polícias Civil e Técnico-Científica, além do Corpo de Bombeiros, foi destacada pelo governador Daniel Pereira, na manhã de desta quinta-feira (20), no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Porto Velho, durante a solenidade de formatura da segunda turma do curso de sargentos.

No evento que contou com a participação do governador diplomado, coronel Marcos Rocha; do comandante da PMRO, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, familiares e amigos dos formandos, entre outros convidados civis e militares, pelo menos 215 alunos da capital e 165 de quatro polos regionais: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, concluíram a graduação iniciada em agosto, sob a coordenação do tenente Paulo Cardoso. Sargento é o posto de praça graduado de qualquer corporação militar que, na escala hierárquica, está entre o cabo e o subtenente ou suboficial.

Daniel Pereira lembrou a transferência de 1.200 policiais para o quadro da União, que possibilitou avanços na Polícia Militar rondoniense, com novas contratações, concessão de benefícios e promoção de cursos de capacitação e citou o Termo Circunstanciado, que agiliza o registro de ocorrências e agendamento de audiências de crimes de menor potencial ofensivo, como difamação, perturbação de sossego e lesão corporal, que desde 2016 são direcionados diretamente pela autoridade policial para as audiências de conciliação ou julgamento no Judiciário, sem a necessidade de oitivas nas delegacias de Polícia Civil. Outra melhoria é o Kit Mobile, que consiste em um tablet equipado para registro das ocorrências, tornando mais rápida a consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, às diretrizes da Corporação, entre outras. Ele encerrou sua fala transmitindo simbolicamente o comando da solenidade militar ao coronel Marcos Rocha.

Pelo menos 380 policiais concluíram o curso de sargento

A atenção do governador para com a segurança pública, em especial à PM, foi ressaltada pelo comandante-geral, coronel Mauro Ronaldo Flores, lembrando que neste período pelo menos 3.572 policiais passaram por curso de formação ou aperfeiçoamento, foram promovidos ou participaram do curso de habilitação de oficiais administrativos. Este olhar diferenciado o coronel Ronaldo disse esperar que seja mantido pelo futuro governador. Ao final, o coronel observou que não é mais a quantidade de estrelas que indica uma liderança militar, mas também o conhecimento, sobretudo da legislação.

Comandante da PM permanece no cargo

Aos formandos Marcos Rocha orientou que sigam atuando com a competência adquirida nos estudos, caráter com a vontade de fazer o que é certo, independente do que querem seus superiores; e dedicação, com a determinação de fazer o que tem que ser feito, inclusive quebrando barreiras. “Dificuldades virão, mas com a presença de Deus tudo fica mais forte”, afirmou o governador diplomado confirmando em seguida a permanência de Ronaldo Flores no comando da PMRO a partir de 1° de janeiro de 2019, quando iniciará seu mandato de quatro anos.

Na ocasião ainda foram entregues placas de agradecimento pela contribuição à PMRO ao governador Daniel Pereira; ao coronel Marcos Rocha; ao capitão Marcelo, diretor-executivo do governo; ao coronel Mauro Ronaldo; e à diretora da Academia de Polícia Civil, Lizette Possidônio.

CFS II – 2018

A segunda turma do Curso de Formação de Sargento PM de 2018, coordenado pelo Tenente Cardozo, iniciou-se no dia 6 de agosto de 2018, foram 215 alunos a sargento na capital e 165 distribuídos em quatro pólos do interior: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

Os 380 formandos do Curso de Formação de Sargentos, frequentaram 1.000 horas aulas desenvolvidas em 4 meses e meios, sendo distribuídas 160 horas pelo módulo ENSINO À DISTÂNCIA, 770 horas aula no módulo PRESENCIAL e 70 horas aula de atividades complementares, foram 33 matérias e estágio prático, receberam instruções em diversas disciplinas, a exemplo de, Direito Penal, Polícia Judiciária Militar, Técnicas Policiais, Uso Diferenciado da Força, Tiro Policial,   entre outras disciplinas de caráter teórico e prático impondo a cada aluno sacrifício pessoal e dedicação exclusiva devido a extensa carga horária e rigor na sua formação.

Durante o curso de formação sargentos que é um requisito legal para a graduação de 3º SGT PM foram transmitidos conhecimentos profissionais importantes para o desempenho de sua função nas diversas Unidades da Polícia militar, distribuídas nos rincões do Estado para contribuir com a Segurança Pública, sempre pautado na Ética, Técnica e Legalidade, princípios basilares que norteiam as formações no Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

ORADOREScfs comenda oradores

Foram oradores os sargentos PM Cássia e Cristiano

Sentimo-nos honrados pela oportunidade de falar em nome de todos os formandos da segunda turma do Curso de Formação de Sargentos de 2018.

Esta é uma data muito especial para nós e estamos muito entusiasmados neste maravilhoso dia. Por essa razão nos reunimos para celebrarmos com alegria a conclusão do Curso.

Esse momento será eternizado em nossos corações, principalmente porque hoje é o nosso dia de dizermos OBRIGADO.

Agradecemos a Deus nosso mestre e criador que nos deu força para perseverar, sustentando-nos nos momentos mais desafiadores, dando-nos a certeza de alcançar mais um objetivo em nossas vidas. Certamente que exigiu de todos os colegas, aqui formandos, muita disciplina e resiliência.

Gratidão aos nossos familiares pelo apoio e compreensão diante da nossa ausência no convívio familiar e social, em diversos momentos, devido à rotina exaustiva de estudos, treinamentos, estágios práticos e outras atividades realizadas ao longo desses últimos MESES. Obrigado pelo apoio, carinho e palavras de incentivo que nos deram ânimo para persistir e lograrmos êxito nesse ciclo.

Agradecemos também aos amigos não militares, pessoas queridas que direta e indiretamente contribuíram e nos acompanharam ao longo de mais essa etapa de nossa carreira profissional e que estão aqui para prestigiar o encerramento de mais uma missão com sucesso.

Aos amigos do curso, de grandeza singular, que mesmo após terem alcançado nota máxima nas aprovações das disciplinas, se propuseram a ajudar colegas nas instruções práticas e teóricas, até mesmo nos finais de semana e madrugadas.

Cabe ressaltar que eles não pouparam esforços, colaborando e demonstrando um verdadeiro espírito de solidariedade e companheirismo, ensinando-nos a conviver com adversidades, a desempenhar com eficiência as tarefas e gerenciar crises.

Nossa eterna gratidão à Coordenação do Curso, instrutores, comandantes de pelotão, e aos colegas que atuaram na administração, pois, estejam certos de que o empenho e dedicação dos senhores contribuíram de forma preponderante para a relevância deste curso.

Estamos certos de que todas as instruções teóricas e práticas, bem como todos os conteúdos ministrados com excelência possibilitaram à formação de sargentos, capacitados a liderar com base nos pilares da disciplina, hierarquia e respeito, e ainda profissionais técnicos para atuar na defesa da sociedade rondoniense em atendimento aos princípios fundamentais inscritos na Constituição Federal.

Nossa especial gratidão a todos que convergiram esforços para possibilitar a realização desse Curso de Formação de Sargentos, ao Excelentíssimo governador do Estado Daniel Pereira pela atenção a área de segurança pública, ao senhor comandante geral CEL RONALDO pelo empenho, ao Excelentíssimo Secretário Executivo do Governo do Estado CAP PM MARCELO pelo exemplo profissional e dedicação a projetos que contribuem para a modernização tecnológica da corporação.

Derek Bok, ex-reitor e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, foi extremamente sábio quando afirmou o seguinte: “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância”, acreditamos que a educação possibilita aos cidadãos contribuírem para a democracia.

Após esses agradecimentos, passamos a descrever o papel do Sargento Policial Militar. Sempre nos fora dito que os sargentos são o elo fundamental entre o comando e a tropa, mas essa afirmação não se exaure em si. Acreditamos que para descrever esta função tão importante deve-se afastar qualquer tipo de paradigma.

A função em destaque pode ser considerada como: recurso humano capacitado e ávido por desafios e responsabilidades, cuja experiência pessoal e profissional, combinada com a educação formal conquistada tanto a partir do curso de formação, quanto por meio da formação acadêmica nas mais diversas áreas possibilitando a tomada de decisões acertadas e oportunas no desempenho de sua função.

O Curso de Formação de Sargentos possui um currículo extenso e rígido, desenvolve não apenas a capacidade técnica do futuro sargento, mas aprimora a sua principal característica: a de ser um líder. Um líder autônomo e cuja motivação é ver seu trabalho reconhecido.

Além disso, o sargento deve motivar seus liderados, deve influenciá-los para o alcance de determinados objetivos, indicando o caminho a ser seguido e conduzindo sua equipe para que todos atinjam os resultados esperados pela sociedade e a serem proativos.

Nota-se diante disso a importância e a responsabilidade assumida por todos nós nesta solenidade. Devemos atuar com respeito à vida e a dignidade da pessoa humana, cabendo a cada um de nós sermos guardiões zelosos do Estado Democrático de DIREITO, com a tarefa de procurar continuamente melhorar a Segurança Pública do Estado de Rondônia.

Por fim, desejamos que a sociedade rondoniense aprenda a querer bem e valorizar todos os profissionais da Segurança Pública que atuam em sua defesa, pois somente assim poderemos concretizar o objetivos de liberdade, justiça, solidariedade e defesa dos direitos humanos.

Rogamos a Deus que ilumine os nossos caminhos e nos guarde. Hoje podemos dizer: MISSÃO CUMPRIDA! Que venha a próxima!

E desejamos, que todos aqui presentes sejam muito felizes, que a alegria, a harmonia e a paz estejam presentes nesse Natal, permanecendo em todo ano de 2019 e muito além...

Obrigada a todos!

Agradecimentoscfs comenda daniel

Ao governador Daniel Pereiracfs comenda marcos

Ao governador eleito e diplomado coronel PMarcos Rochacfs comenda ronaldo

Ao comandante geral da Polícia Militar

Ao capitão PM Marcelo e a delegada izette Possidônia da Acadepol

cfs comenda autoridadescfs comenda formandocfs comenda formandoscfs comenda governadorescfs comenda governador falacfs comenda ronaldo falacfs comenda tenentecfs comenda troca de divisascfs comenda  marcos fala

Galeria de fotos do evento.

Texto: Veronilda Lima/Lenilson Guedes
Fotos: Soldado PM Jordan Marinho

Jornalista Lenilson Guedes
Secom - Governo de Rondônia