stpm

Comandante geral da Polícia Militar de Rondônia é condecorado com a Medalha Exército Brasileiro

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou na noite de quarta-feira, 17, uma solenidade militar alusiva ao Dia do Exército Brasileiro, oficialmente comemorado no dia 19 de abril data em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648. A formatura militar ocorreu em frente ao quartel da 17ª BIS e na oportunidade, o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, foi agraciado com a medalha Exército Brasileiro criada pela Portaria nº 219 do Comandante do Exército, de 14 de março de 2016 destinada a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Entrega-de-Medalha-17.04.2019-foto-Esio-Mendes-2

A Medalha Exército Brasileiro tem por finalidade premiar cidadãos ou instituições civis, brasileiros ou estrangeiros; bem como militares estrangeiros e integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares pelos relevantes serviços prestados. A medalha foi entregue aos agraciados pelo comandante da 17ª BIS, general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira. Na ocasião também foi agraciado o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel BM Demargli da Costa Farias.

O comandante geral da PMRO destacou a honra em receber a medalha, relembrando que sua trajetória na carreira militar teve início no Exército Brasileiro em 1986, por meio do Núcleo Preparatório de Oficias da Reserva (NPOR), em seguida serviu no Exército como oficial temporário e ingressou na Polícia Militar do Estado de Rondônia, em 1994, por meio de concurso público de adaptação de oficiais.

Atualmente, o coronel Ronaldo tem empenhado dentro da corporação 3 eixos de atuação considerados de grande importância: o investimento e valorização do policial militar, a inteligência estratégica e o policiamento orientado para o problema.

“Estou honrado e agradecido por tão grande honraria e, dedico essa homenagem a todos os integrantes da Polícia Militar do Estado de Rondônia pela dedicação diuturnamente para fazer cada vez mais da nossa sociedade e do nosso Estado a garantia da segurança”, argumentou o comandante destacando o grande serviço que o Exército Brasileiro tem desempenhado na defesa do país e, inclusive, atuando em várias áreas que possam atender a sociedade.

O tema “Braço Forte, Mão Amiga”, tradicional slogan da Instituição, ressalta a presença do Exército no território nacional e o importante trabalho desenvolvido com a população.

A Ordem do Dia assinada pelo comandante do Exército, general de Exército Edson Leal Pujol, traz o slogan BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA! Destacando ser fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a Nação e garantir os poderes legalmente constituídos na Carta Magna e o império da lei e da ordem.

Entrega-de-Medalha-17.04.2019-foto-Esio-Mendes-1

 

WhatsApp Image 2019-04-18 at 09.56.06 1

WhatsApp Image 2019-04-18 at 09.56.06

Entrega-de-Medalha-17.04.2019-foto-Esio-Mendes-3

Jornalista: Paulo Ricardo Leal

Fotos: Ésio Mendes (Secom)