Polícia Militar de Rondônia

Corregedoria Geral inaugura Programa “Correição Máxima”

1J8A8732

A Corregedoria Geral da Polícia Militar no ano de 2019 passa a ter nova dinâmica com a chegada do coronel PM José Carlos da Silva Júnior, que assumiu a função de Corregedor Geral em janeiro de 2019. Uma de suas primeiras decisões foi acerca da dinâmica dos processos e apurações de fatos envolvendo policiais militares, para que tenham mais celeridade em suas apurações. Porém, existe a necessidade de capacitar oficiais e praças, razão pela qual, foi implementado o Programa Correição Máxima, que iniciou no último dia 22 de fevereiro, com uma instrução sobre processos no âmbito da Polícia Militar, que se restringe ao Conselho de Disciplina, Processo Administrativo Disciplinar e Conselho de Justificação, para oficiais, os quais passaram a integrar as comissões processantes.

1J8A8732
Os mesmos tiveram uma manhã de instrução no auditório do Batalhão de Policiamento de Trânsito. Noções básicas sobre o processo, atos processuais, nulidades, princípios e o rito processual, foram alguns dos assuntos ministrados, tudo visando a melhor capacitação do oficialato que conduzirá os processos administrativos. A Corporação contava com uma comissão permanente, a qual não supria a grande demanda. Daí a necessidade de se nomear mais comissões, e hoje a Corporação tem, só na capital, 11 comissões processantes, totalizando o envolvimento e aplicação de 33 oficiais de postos superiores, intermediarios e subalternos, com uma distribuição de mais de 40 processos. Para o Corregedor Geral, em decorrência dessa crescente demanda correcional, a instrução é o principal meio para a retirada de dúvidas e padronização dos processos. “No patamar que estamos, instruir, orientar e capacitar os oficiais, é de fundamental importância, visando aprimorar a capacidade correcional da corregedoria e da corporação”, disse o coronel Carlos.
Mais sobre o Programa
Segundo o Corregedor Geral, o programa Correição Máxima conta em seu cronograma com visitas de correição às Unidades pertencentes aos Comandos Regionais de Policiamento no interior e na capital, a implementação do 4º Seminário da Corregedoria, e por fim, a execução de um Curso de Polícia Judiciária Militar, atividade esta que será desenvolvida na última etapa, que será em agosto de 2019. “Com isso, nesse primeiro momento a curto e médio prazo, a Corregedoria tenta se reestruturar e fazer com que um dos pilares da instituição seja mantido incólume às intempéries dos problemas que assolam as gestões públicas. A nossa missão é manter a hierarquia e disciplina, pilares que sustentam as corporações militares. A disciplina tem que ser mantida a todo custo, até mesmo por ser parte do lema de nosso atual comando, Lealdade, disciplina e constância”, complementou coronel Carlos.

1J8A8629

1J8A8646

1J8A8637 copy

1J8A8661

Dcoms – Fonte: capitão Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *