Aconteceu em Ji-Paraná, na terça-feira, 2 de julho, o 2° Encontro de Qualidade de Vida para Gestores, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida no trabalho e diminuir o índice de afastamento por motivo psiquiátrico, dando ênfase ao atendimento psicossocial aos policiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia, envolvidos em eventos críticos. Durante o evento, foram discutidos temas em palestras que abordaram sobre a Vivência de Experiências Traumáticas e seus Impactos Emocionais; apresentação do Protocolo de Atendimento Psicossocial para Policiais Militares; Eventos Críticos e o Estresse Pós Traumático. O evento contou com a presença do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Luís Almeida, e outras autoridades militares.

Conforme relatado pela coordenadora do evento, capitã PM psicóloga Magda Marcielle Tatagiba, o 2º Encontro de Qualidade de Vida para Gestores foi um momento importante onde os oficiais puderam se reunir e refletir um pouco acerca da saúde emocional do policial. “Como coordenadora deste evento acredito que os objetivos do encontro foram atingidos e teremos reflexos deste trabalho a curto, médio e longo prazo na diminuição dos índices de afastamento, na qualidade de vida do policial militar e manutenção da eficácia dos serviços prestados pela nossos corporação a comunidade”, pontuou a oficial.
O ciclo de palestras foi iniciado com atenção ao tema Eventos Críticos e o Estresse Pós Traumático, abordado pelo doutor Humberto Muller, médico pela Universidade Luterana do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, onde posteriormente concluiu sua especialização em psiquiatria. Atualmente Professor titular da disciplina de Saúde Mental do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas na FACIMED. Ele também é membro do corpo clínico de diversos hospitais distribuídos pelo estado de Rondônia.
Também foi ministrada a palestra com o tema Vivência de Experiências Traumáticas e seus Impactos Emocionais, com assunto abordado pelo doutor Wendell Jânio de Oliveira, médico com pós graduação em psiquiatria pela faculdade gaucha. Atualmente trabalha no Centro de Atenção Psicossocial e Clínica da Família nos municípios de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste e Ouro Preto.
Durante o evento foi realizada a apresentação do Protocolo de Atendimento Psicossocial para Policiais Militares envolvidos em eventos críticos, pela capitã PM psicóloga Magda Marcielle Tatagiba e capitã PM psicóloga Gleiciane Benfica Fernandes.
No decorrer do Encontro, foram montados grupos de trabalho com o objetivo de aprender sobre o modelo de encaminhamento através de estudos de casos, sob a responsabilidade dos seguintes coordenadores: capitã PM Tatagiba , capitã PM Gleiciane Benfica, psicóloga Lorraine Prado, além da pedagoga e acadêmica do décimo período de Psicologia, Josefa A. Pereira de Andrade.
![]()
![]()

![]()
![]()