Solenidade marca o 26º aniversário da Corregedoria da Polícia Militar de Rondônia

WhatsApp Image 2019-10-01 at 14.13.26

Corregedor-geral da Polícia Militar, coronel José Carlos da Silva, homenageia militares e civis que se destacam no trabalho diário da Corregedoria da PM

A Corregedoria da Polícia Militar de Rondônia sempre tem primado pela ética garantindo uma corporação mais forte, disciplinada e dentro da legalidade. Nesse sentido comemorou-se o 26º aniversário da Corregedoria durante solenidade militar realizada no último dia 1º de outubro, com a presença do comandante-geral da PMRO, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do subcomandante, coronel Rildo José Flores, do corregedor-geral, coronel José Carlos da Silva Júnior; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá. Durante o evento, a Corporação homenageou os ex-corregedores que deixaram um legado de eficiência e trabalho árduo no fortalecimento da Polícia Militar, assegurando a disciplina e a apuração de infrações penais no âmbito da instituição militar.

Também foram homenageadas autoridades civis do Poder Judiciário do Ministério Público, com destaque para o juiz da Vara da Auditoria Militar, Carlos Augusto Negreiros, e os promotores de Justiça Mauro Adilson Tomal e Shalimar Christian Priester Marques. Desta forma, a Corregedoria, enaltece as autoridades que são responsáveis diretos na aplicação da lei penal militar e demais decisões na seara castrense (relativa à classe militar) reconhecendo que estas personalidades vêm contribuindo sobremaneira com o engrandecimento da corporação, fortalecimento da corregedoria e condução da justiça a toda a sociedade.

WhatsApp Image 2019-10-05 at 12.56.42 copy

“A Corregedoria se sente honrada por todos os policiais militares na certeza de termos uma equipe capacitada e primamos pela capacitação dos policiais militares pela busca, ética e resgate de princípios da seara policial militar e manutenção da viga mestra da corporação que é a justiça e disciplina. Assim, a Corregedoria continua sendo um órgão de assessoramento direto do comando que tem atribuição basilares de correição, fiscalização e normatização e ainda a atividade voltada para o assessoramento disciplinar de todos os comandantes de Unidades”, disse o corregedor-geral.

O corregedor geral da Polícia Militar através de portaria n° 10562/corregepom-2019 outorgou o diploma “Amigo da Corregedoria”, criado para destacar pessoas e entidades, durante solenidade alusiva ao aniversário de ativação da corregedoria geral da PMRO, pelos relevantes serviços prestados ao órgão correicional. Foram agraciados com o diploma os seguinte militares: Coronel BM Gilvander Gregório de Lima; major PM Luís Carlos Gonçalves da Costa Garibaldi; capitão PM Jeferson Bezerra Pires; capitão PM Francisco Wesley Santos de Oliveira; capitão PM Diogo Ramires Rosemberg; capitão PM Maik Terres da Silva;

O coronel José Carlos também destaca todo o trabalho da Corregedoria que, por 26 anos representa para a sociedade um órgão que todos podem ter a certeza da credibilidade. “Iremos sempre primar pela justiça ainda que tenha a sanção de policial militar que por algum infortúnio da vida tenha se desviado do que é correto. Dessa forma, a Corregedoria homenageia todos os policiais militares que aqui trabalham e que se dedicam tempo e anos de serviço em busca da justiça”, enfatizou.

A Corregedoria-Geral, diretamente vinculada ao Comandante-Geral, é o órgão correicional da Polícia Militar de orientação, prevenção e fiscalização das atividades funcionais e da conduta profissional, visando ao aprimoramento da ética, da disciplina e da hierarquia entre os integrantes da Corporação.

A Corregedoria-Geral iniciou sua missão no dia 8 de setembro de 1993 conforme decreto n° 6068, e tem como função prescípua a fiscalização, orientação e dinamização das atividades relacionadas ao exercício dos poderes disciplinares e de polícia judiciária, e ainda a capacitação nas áreas no âmbito da polícia militar de Rondônia. Dede sua criação, a Corregedoria já foi conduzida por 21 corregedores até a presente data.

Por esse motivo, o corregedor geral da Polícia Militar homenageou os ex-corregedores, autoridades disciplinares, pelos relevantes serviços prestados a Corregedoria. Destaca-se a importância do corregedor geral por ser a autoridade disciplinar com a responsabilidade e atribuições de assessoramento direto do comando da Corporação nas atividades de justiça e disciplina, primando sempre pela aplicação de princípios e normas que abalizam e dão concretude aos pilares que são sustentáculo da Polícia Militar.

Jornalista Paulo Ricardo Leal

fotos: cabo Raicinaluz