Progressão na carreira – PMRO realiza aula inaugural de Cursos de Aperfeiçoamento e Formação de Sargentos

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 34

Aconteceu na manhã de hoje, 23, nas instalações do Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a solenidade inaugural dos Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e Formação de Sargentos (CFS) ano 2021.

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 5Em obediência as medidas sanitárias de segurança contra a proliferação da Covid-19, participaram presencialmente do evento uma representatividade de alunos dos cursos, bem como de autoridades como: do Subcomandante-Geral da PMRO, coronel Plínio Sérgio Cavalcanti; do Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel José Hélio Cysneiros Pachá; do Chefe do Estado Maior-Geral, coronel Vanderley da Costa; do Corregedor-Geral da PMRO, coronel José Carlos da Silva Júnior; do Chefe do Centro de Ensino, Tenente Coronel Washington Soares Francisco, entre outros oficiais e praças presentes, com a adoção do uso de máscaras e álcool em gel.

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 16Com presença à distância, o Comandante-Geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, deixou uma mensagem para os alunos dos cursos que ora iniciam, informando sobre o alto grau de profissionalismo da tropa: ” O recurso humano da Corporação é destaque em todo o país. A capacidade operativa é ímpar e a promoção dos cursos na Corporação valoriza o profissional na linha de frente. O progresso na carreira deve ser visto com prioridade” disse o Comandante.

Os alunos iniciarão o desenvolvimento das suas atividades no ensino a distância, utilizando-se os recursos tecnológicos disponíveis na PMRO. Os cursos têm  como propósito atender aos interesses da Corporação, cujos princípios básicos são a valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao Projeto de Segurança Pública do Governo Federal nessa área. Os planos de ensino foram elaborados com base no ensino por competência, diante da necessidade de ter profissionais capacitados, orientados para aplicação prática de conceitos na resolução de problemas, com o fim de obter uma administração militar mais eficiente, com vistas a preparar os graduados nas diversas disciplinas correlatas a sua atuação policial.

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 26O coronel Pachá, destaca que o Governo de Rondônia tem dedicado atenção a progressão da carreira policial militar: “Todos os cursos planjeados pela PMRO têm sido aprovados pelo Governo do Estado. Trabalhamos com seriedade e transparência para que possamos olhar para nossos profossionais de segurança pública com representatividade” disse o Secretário. Complementa que o ensino está ligado ao manuseio da tecnologia disponível: “hoje trabalhamos com tecnologia. Nossas viaturas são uma das mais bem equipadas em tecnologia no país, fruto do colhimento das boas práticas em outros Estados. A segurança pública está evoluindo gradativamente e o ensino e instrução da PMRO é crucial para conduzir todo o aparato tecnológico investido na Corporação” disse.

“O Centro de Ensino tem realizado uma atividade de excelência na formação mesmo com as dificuldades impostas pelos tempos de pandemia. Precisamos acima de tudo agradecer a Deus por estarmos aqui com saúde e oportunidade de aprender ainda mais” disse o coronel Plínio, desejando ainda sucesso aos alunos no aprendizado.

Com o tema  “Atividades de correção, seus avanços legais e tecnológicos no âmbito da PMRO”, os alunos dos cursos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a área correicional da Corporação. A palestra foi ministrada pelo Corregedor-Geral, coronel Carlos.

CAS PM 2021

O CAS PM 2021, requisito obrigatório para a promoção da graduação de 2º sargento a 1º sargento PM é destinado a preparação do policial militar para a gestão administrativa e operacional, que irá adquirir conhecimentos para compor as funções de auxiliares de seções, assim como auxiliar, comandar policiamentos e supervisionar as Unidades. A Carga Horária total é de 532 horas-aulas.

CFS PM 2021

O CFS é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º sargento PM, sendo um profissional essencial para o desenvolvimento e manutenção de princípios basilares da Corporação, contribuindo significativamente para a melhoria da eficiência da Polícia Militar. O curso ocorrerá no período de 4 meses no Ensino EAD e outros 5 meses no Ensino presencial. Nas citadas fases haverá a participação dos Coordenadores de Polo de 5 localidades, sendo Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. O plano de ensino foi elaborado para formar graduados a sargentos aptos a Comandar destacamentos e seções, planejar e executar pequenos e médios policiamentos, assim como outras atribuições que lhe são inerentes, por intermédios das seguintes disciplinas: Gestão Integrada e Comunitária, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos, Elaboração e gestão de projetos, Fundamentos da Gestão Pública, Direito Penal, Gerenciamento de crise, Direito Administrativo Disciplinar Militar, entre outras, totalizando 1.520 (mil quinhentas e vinte) horas-aula. Estão matriculados no curso o quantitativo de 222 alunos do quadro de combatentes, além de 2 alunos do quadro de músicos, totalizando 224 inscritos.

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 30

CAS E CFS 2021 23 DE ABRIL DE 2021 SD EDIXON 36

Acesse nossa galeria de fotos para acompanhar como foi o evento: Aula inaugural do CAS e CFS PM 2021

Texto: Major Miranda