Polícia Militar realizou, no Palácio das Artes, a formatura alusiva aos 39 anos de criação do batalhão pioneiro da capital Porto Velho

1BPM-114 copy

Na noite do dia 13 de dezembro, ocorreu no Palácio das Artes, em Porto Velho, a solenidade alusiva aos 39 anos de criação do 1º Batalhão de Polícia Militar, o batalhão pioneiro da capital.1BPM-114 copy

O evento foi iniciado às 19hs e teve os seguintes atos solenes, a saber: entregas de certificados aos Colaboradores Rondon, sendo estes parceiros civis e militares; de lembranças aos policiais militares destaques no exercício de suas funções no 1º BPM; de lembranças aos policiais militares que possuem mais de 30 (trinta) anos de serviços prestados ao Batalhão Rondon; de lembrança aos policiais militares destaques operacionais do mês de novembro de 2021; de homenagens às autoridades militares e servidores voluntários civis que contribuíram com as demandas do 1º Batalhão no ano de 2021, e, por último, da Medalha Mérito Batalhão Rondon aos agraciados por meio da Portaria nº 10016, de 03 de dezembro de 2021, assinada pelo Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral da PMRO, Coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida.

1BPM-83

1BPM-72

Durante a solenidade, foram apresentados 02 (dois) vídeos aos espectadores do evento: o primeiro vídeo, um histórico da unidade aniversariante, produzido pelo Soldado PM Furtado, e o segundo, dos acontecimentos (retrospectiva) do ano de 2021 do 1º Batalhão, produzido pelo Soldado PM W. Sousa. Os militares que produziram os vídeos pertencem ao Núcleo de Tecnologia do 1º BPM.

Foi apresentado ao público presente, o resultado do Concurso Interno de Fotografias – 39 anos 1º BPM, regido pelo Edital n.º 01/2021/PM-1BPMP5, de 15 de outubro de 2021, tendo como resultado em 1º lugar a foto apresentada pela unidade 1º Batalhão, de autoria do Sd PM Carlos Stefanio dos Santos, que obteve 164 curtidas no Instagram @1bpmrondon. A foto vencedora retratou a força e a determinação da mulher policial-militar, além de demonstrar a inclusão de gênero na PM, na figura da policial feminina, assim como sua importância para a instituição.

Em 2º lugar no processo seletivo, foi foto apresentada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (Rolim de Moura), que obteve 38 curtidas no Instagram @1bpmrondon, de autoria do 3º Sargento PM Feitosa e Ales Werneck. A imagem retratou o memorial em homenagem à 1ª guarnição policial que aportou na zona da mata rondoniense no ano de 1982, superando os desafios e agruras da época.

Em 3º lugar no concurso, ficou a imagem apresentada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (Vilhena), que obteve 27 curtidas no Instagram @1bpmrondon, de autoria do 1º Ten PM Sanaik Portela Batista. A imagem retratou as ações da Operação Paz no Campo desenvolvidas no âmbito do 3º BPM, no mês de outubro de 2021.

1BPM-62

A mesa de autoridades do evento fora composta pelo Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral da PMRO, Coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, pelo Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Segurança, Coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, pelo Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Eyder Brasil, pelo Senhor Subcomandante-Geral da PMRO, Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti, pelo Senhor Chefe de Estado-Maior Geral da PMRO, Coronel PM Alexandre Santos França, pelo Senhor Comandante da Capitania Fluvial de Porto Velho da Marinha do Brasil, Capitão de Fragata Marcelo de Souza Barbosa, pelo Senhor Superintendente Regional da PRF, Rommel Pessoa Dantas, e pelo anfitrião do evento, o Senhor Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Adenilson Silva Chagas.

O Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral da PMRO, Coronel PM Almeida, e o Senhor Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Adenilson, agradeceram a todas as pessoas presentes no evento (civis e militares), assim como a todos que contribuíram de maneira direta e indireta para que o evento ocorresse.

1BPM-190

Fonte: P5 (1º BPM)

Fotos: Sd PM Stefanio (1º BPM)