Batalhão Rondon faz homenagem aos Sargentos e para Destaque Operacional

1 bpm

1 bpmEm formatura geral, na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar “Batalhão Rondon” em Porto Velho, na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, foram homenageados os sargentos PMs pela passagem do Dia do Sargento: “elo entre a tropa e o comando”. Na solenidade, foi entregue pela sétima vez ao soldado PM Iuri Amaral Gibaldi, o Diploma de Destaque Operacional.

O chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Carlos Gomes, representou o comandante-geral da PM, coronel James Padilha, o qual se encontra cumprindo agenda no interior do Estado, e falou que os dois eventos: Destaque e Dia do Sargento são de grandes valores, pois são formas de enaltecer aos que são merecedores das homenagens.

1 bpm cel carlos gomesAssim, ganham a Polícia Militar e a sociedade que tem em sua defesa, homens e mulheres prontos a servir e a proteger. Lembrou ele, ser filho de policial militar que galgou desde graduações chegando ao posto de oficial PM, mas foi como sargento que mais se identificou: “o sargento é aquele que reflete garbo, hierarquia, disciplina e honra”, disse ele.

Esta atividade de hoje é simples, pois o mais importante é saber que podemos contar com cada um dos integrantes desta Unidade pioneira. “Em primeiro lugar, nosso agradecimento por tudo que tem feito pela Corporação e o cumprimento das normas emitidas pelo comando do Batalhão e do Comando-Geral, e isso nos facilita a realizar nosso trabalho”, defendeu o tenente coronel PM Amorim, comandante do Batalhão Rondon: “nós somos o mal necessário, explicou Amorim, exemplificando que “Polícia quando está perto incomoda, mas quando longe, faz falta”. “Minha palavra hoje é de agradecimento a todos”, completou.

1 bpm destaque

O Destaque Operacional Rondon é um projeto de iniciativa do Comando do Primeiro Batalhão, que visa à valorização e reconhecimento do Policial Militar que, no desempenho de sua atividade operacional, se sobressai entre os integrantes da Unidade, por meio de atuações de caráter preventivo e/ou repressivo, concorrendo para a diminuição dos índices de criminalidade e contribuindo com a elevação do nome do Primeiro Batalhão, bem como o da Policia Militar junto à sociedade, onde pela sétima vez recebeu o Diploma de Destaque Operacional, o soldado PM Iuri Amaral Gibaldi.

Dia do Sargento

“Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra minhas mãos para a guerra e os meus dedos para as batalhas”, disse, em nota, o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel PM Wilton Amorim, em referência ao Dia do Sargento. Lembrando que se destacam – divisas – ao longo do nosso fardamento, mas que destacam valores intrínsecos de relevância homérica, início à prosopopéia necessária a enaltecer aqueles que são os responsáveis pelas palavras do General Osório, “comandar homens livres mostrando-lhes o caminho do dever”. Sem polícia não há normalidade social e sem sargentos não há ponte.

O Sargento, em tempos de obscuridade social, de inversão de valores, nunca se fez tão necessário para o direcionamento da tropa, guiar os policiais, se fazer presente diante daquilo que é o seu mister principal como elo do comando com a tropa. Saber que parte do seu caminho foi trilhado com maestria e galgou postos que ascenderam a posição atual com eles representados pelas linhas de expressão do seu rosto ou por alguns fios de cabelos brancos, mas além disso pelas memórias e experiências que fazem parte de uma trajetória vitoriosa representada pelas divisas que ornam as mangas de suas fardas.

Ao Sargento da Corporação recai grande parte da solidez da Polícia Militar, referência para os cabos e soldados, a esse cabe conhecer muito bem seus subordinados, conhecer as nuances da profissão, estar sempre pronto a corrigir com serenidade, apoiar nas dificuldades e não menos importante estar prontos a emprestar bons exemplos. A confiança gera credibilidade e ela por si só, sustenta liderança e essa é primordial para que se alavanque as atividades que devem ser desenvolvidas pelo sargento, sobretudo a de guiar vidas e possibilitar que essas retornem ao seu seio familiar após um dia de serviço.

Representando os demais sargentos do 1º Batalhão foi entregue ao 1º sargento PM Manuel Euclézio Matos de Castro, uma lembrança do Batalhão Rondon

Fotos subtenente PM Sergio

Texto: Jornalista Lenilson Guedes