5º Batalhão – Guardião da Leste tem novo comandante

Passagem de comando do 5º Batalhão, do tenente-coronel PM Lourenço,(e) ao major PM Paulo Lima (d)

Com uma área de atuação maior do que alguns estados brasileiros, o 5º Batalhão de Polícia Militar – O Guardião da Leste, em Porto Velho, realizou na manhã de ontem, 30, solenidade de troca de comando. O tenente-coronel PM Emanoel Lourenço, passou o comando ao major PM Paulo Lima da Silva. “Agradeço ao governador coronel Marcos Rocha que esteve sempre presente e investiu em melhorias para nossa tropa, principalmente por meio da Sesdec, DER e SEOSP”, disse o tenente-coronel PM Lourenço. O evento contou com a presença do comandante-geral da PM coronel James Alves Padilha, o Secretário da Sesdec tenente-coronel BM Felipe Vital.

O comandante-geral da PM coronel PM Padilha ressaltou a importância do Batalhão Belmont no contexto de segurança pública do Estado, tendo sido o verdadeiro guardião não só da Zona Leste de Porto Velho, mas com abrangência nos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, distrito de União Bandeirantes e, mais ainda nas reintegrações, operações diversas, e, ainda em manter a segurança nos mais diversos condomínios na capital, levando a tranquilidade pública aos cidadãos. O secretário de Segurança Pública, Felipe Vital, também enalteceu as ações dos policiais militares do Batalhão, elencando vários benefícios do governo do Estado para Organização Policial Militar – OPM.

Depois de  quatro anos servindo na Unidade o tenente-coronel PM Lourenço, agradeceu ainda aos prefeitos de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, municípios de responsabilidade do 5º BPM, como, também, aos síndicos de vários condomínios da Zona Leste, administrador do distrito de União Bandeirantes. “Ao final desse novo ciclo, agora, somados mais de 4 anos na Unidade, só tenho a me orgulhar, pois aqui iniciei minha caminhada como oficial e a primeira OPM a comandar, com a sensação do dever cumprido”.  Aos policiais militares, o reconhecimento pela dedicação, honestidade, lealdade, probidade  pelo tempo que estive aqui.

Oficial dotado de grande capacidade de organização e planejamento, tendo realizado um trabalho de excelência, no comando desse OPM, desenvolvendo ferramentas necessárias de modo que os trabalhos administrativos operacionais fossem realizados com ordem e perfeição, destacou o comandante Regional de Policiamento I, tenente-coronel PM Robinson Brancalhão, em seu elogio ao oficial. Ele ressaltou ainda o alto grau de profissionalismo do tenente-coronel PM Lourenço  que fez como que a Unidade se destacasse nas áreas administrativas e operacionais.

Novo comandante

Filho de seringueiro, saiu do seringal Santa Fé, colocação dom Giocondo, aos 18 anos.

Nascido na cidade de Sena Madureira, AC, o major PM Paulo Lima da Silva, ingressou na Polícia Militar de Rondônia, em 2002, tendo o 5º Batalhão como sua primeira Unidade. Em 2009 ingressou no Curso de Formação de Oficiais, na turma Destemidos Pioneiros, sendo declarado a aspirante a oficial PM em 2011. Serviu em diversos Batalhões no Estado, coordenou o Centro Olímpico de Tênis nas Olimpíadas Rio 2016, implantou o primeiro colégio militarizado em Ji-Paraná, foi designado para comandar o Batalhão de Fronteira da Força Nacional, na cidade de Boa Vista- RR  e participou de diversas missões dentro e fora do Estado.

O bacharel em Segurança Pública, major PM Paulo Lima da Silva, ingressou na corporação como soldado PM. É licenciado em geografia, bacharel em direito, pós-graduado em ciências jurídicas, em exames psicotécnicos, em investigação criminal e neuropsicologia forense. Possui vários cursos militares, entre eles Método Giraldi, Operações de Choque, APH Tático, instrutor de ensino, introdução a Atividade de Inteligência.  Foi condecorado com as medalhas Mérito Policial, Dedicação Policial 10 e 20 anos, Mérito Batalhão Tiradentes, de Trânsito, Missão de Paz, Forte São Joaquim e Batalhão Belmont.

Momento do descerramento da foto do comandante substituído

Fonte – Diretoria de Comunicação da PMRO

Fotos: subtenente PM Sérgio.