Ascensão na Carreira – Mais de 300 policiais militares são promovidos em Rondônia

Policiais Militares trocaram  divisas e platinas na  tarde de segunda-feira, 26, no Pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO). Na solenidade 318 policiais militares foram promovidos pelo Governo do Estado em alusão a data de 25 de dezembro em toda a Corporação.

O Governo de Rondônia com base nos claros existentes dos postos e graduações na Corporação, aliado a demais previsões legais em pleno vigor, promove oficiais e praças na Polícia Militar de Rondônia em três datas durante o ano: 21 de abril (Dia do Patrono das Polícias, Tiradentes), 25 de agosto (Dia do Soldado) e 25 de dezembro (Natal).

Presença de autoridades civis e militares

O  comandante-geral da PMRO, coronel James Alves Padilha presidiu a cerimônia, acompanhado do secretário da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente coronel Felipe Vital, do comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar, coronel BM Nivaldo e demais autoridades civis e militares, que presenciaram os policiais militares promovidos no momento das trocas simbólicas das platinas e divisas dos postos e graduações por familiares e amigos que também estiveram presentes na solenidade.

Em suas palavras, o comandante-geral da PMRO, coronel James Alves Padilha, parabenizou os policiais militares e lembrou das datas de promoção que acontecem na Polícia Militar, destacando os esforços para melhorias na carreira. “ A redução de interstício possibilitou um ano de muitas promoções. Tivemos um avanço na carreira dos nossos militares como reflexo da valorização profissional promovida pela Sesdec e pelo Governo de Rondônia, só temos a agradecer e comemorar” disse o comandante-geral.

Secretário da Sesdec, tenente coronel Vital em discurso

O secretário da Sesdec, tenente coronel Felipe Vital, durante o seu discurso, relatou que é gratificante para o Governo de Rondônia poder promover os policiais militares e reconhecer os serviços prestados a sociedade. “ É mais um degrau na ascensão da carreira  policial militar que significa mais responsabilidades e melhores vencimentos para os promovidos em compensação às novas missões e responsabilidades de cada policial”, disse o secretário.

2º Sgt Jarde lendo crônica de sua autoria

Um dos promovidos a 2º sargento, o 2º sargento PM Jarde proferiu uma crônica em homenagem a Promoção da Polícia Militar e relatou sobre a emoção de conseguir ser promovido “É muito gratificante receber essa promoção depois de 20 anos de serviço, me sinto honrado e com a auto estima elevada”, destacou o sargento Jarde.

Os atos de promoção

As promoções na Corporação, além de serem um reconhecimento aos policiais militares pelos valorosos serviços prestados por esses à sociedade, é também mais um degrau de ascensão na carreira policial militar.

Os Decretos nº 27.745; nº 27.746 e 27.747, ambos de 23 de dezembro de 2022, prevêem a promoção de oficiais na Polícia Militar, totalizando 11, e Portarias internas da Corporação, com a devida autorização do Governo do Estado promoveu 307 praças. Foram ao todo 318 policiais militares promovidos em todo o Estado, sendo nos seguintes postos e graduações: 7 tenentes coronéis ao posto de coronel; 2 primeiros tenentes ao posto de capitão; 2 segundos tenentes ao posto de primeiro tenente; 54 primeiros sargentos à graduação de subtenente; 153 segundos sargentos à graduação de primeiro sargento e 100 terceiros sargentos à graduação de segundo sargento.

Texto: Soldado PM Renata Pimentel

Imagens: Cabos PPMM Alfredo e Edixon.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia