Polícia Militar de Rondônia

4º BATALHÃO DA PMRO COMEMORA SEU 30º ANIVERSÁRIO

No dia 09 de abril de 2023, o 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Rondônia completou 30 anos de sua criação. O Batalhão recebeu o nome histórico de Batalhão Capitão Rui Luíz Teixeira, em homenagem aos dez policiais militares e um civil que faleceram em decorrência de uma grande explosão na sede do quartel do 4º Pel PM da 2ª Cia PM (Cacoal) em 03 de fevereiro de 1982, sendo o então comandante Tenente Rui Luiz Teixeira uma das vítimas da explosão.

A história do 4º Batalhão teve início em 11 de janeiro de 1977, com a estruturação da PMRO. Na época, o grupamento da Guarda Territorial Federal passou a ser denominado 4° Pel PM/2ªCia PM, tendo por primeiro comandante o Sargento PM Walter Brasil. No dia 01 de novembro de 1982, passou a 3° Pel PM/4ª Cia PM; em 14 de setembro de 1985, com a criação e ativação do 2° BPM, passou a 2ª Cia PM/2° BPM. Em 1988, com a reorganização do Quadro de Organização da Corporação, a 2ª Companhia passou a chamar-se 3ª Companhia PM do 2° BPM e finalmente em 09 de abril de 1993, por meio do Decreto N° 5921 0 4º Batalhão da Polícia Militar foi fundado.

O 4º BPM, com sede em Cacoal, é conhecido como o “Batalhão de Excelência” e é referência no âmbito da PMRO. Durante seus 30 anos de existência, sempre foi destaque por ter um dos menores índices de criminalidade no Estado de Rondônia. Além disso, o Batalhão é conhecido por seu policiamento com cães, cuja história teve início em agosto de 1988, quando o Major PM José Cantídio Pinto trouxe do Estado de São Paulo os primeiros quatro cães para serem empregados nas atividades do Batalhão.

O comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel PM Ivan Cezar Vian, parabeniza os policiais pertencentes ao efetivo do Batalhão e destaca que a excelência da unidade é fruto do trabalho de policiais dedicados e comprometidos com o serviço policial militar. A história do 4º BPM é um exemplo de perseverança e dedicação à segurança pública, e sua existência é motivo de orgulho para a PMRO e para a população de Rondônia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *