Cacoal – Formatura de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Na manhã desta terça-feira, 18, aconteceu a Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS, PM II 2022/23 no polo do 4º Batalhão de Polícia Militara,  em Cacoal.

O CAS é requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos à graduação de 1º sargento PM, e tem como objetivo a valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de segurança pública da Corporação. Inicialmente foram 234 inscritos e encerrou com 228 sargentos aperfeiçoados, prontos a servir e proteger a sociedade rondoniense.

A coordenação geral do curso ficou sob a responsabilidade do tenente-coronel PM Rodrigo Arrivabene, diretor do Centro de Ensino da PMRO, sendo auxiliado pelos policiais militares: capitão PM Nascimento, tenente-coronel PM Estrela; 2º sargento PM Nádila, capitão PM Mendonça e tenente-coronel PM Aldimas, os quais coordenaram os polos localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena respectivamente. A equipe de suporte técnico foi composta pela major Cleíssa, 1º sargento PM Santiago, 2º sargento PM Magna, 2º sargento PM Fabem, 3º sargento PM Renata e soldado PM Furtado.

A duração do curso foi de aproximadamente cinco meses, realizado na modalidade à distância, por meio de conteúdos e diversas outras ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de ensino.  Ao longo dos meses, o aluno CAS obteve conhecimento em diversas áreas, tais como: gestão de atividades administrativas, gestão do policiamento ostensivo e tecnologias e legislações empregadas na atividade policial, dentre outras.

A carga horária total de foi de 492 horas que forneceram conhecimentos teóricos e práticos para que ao final do curso, o graduado tenha sido estimulado a aprimorar seu comportamento e qualidades no tocante a comando de tropa, liderança e comprometimento, reforçando com isso os valores inerentes a função do 1º sargento.

Na Formatura do Polo do 4º BPM, estiveram presentes o subcomandante CRP III, tenente-coronel PM Thiago Araújo Santos acompanhado do tenente-coronel PM Ivan Cezar Vian, comandante do 4º BPM e do tenente-coronel PM Railinson Baumann Lopes, comandante do 10º BPM.