Operação Mandatum cumpre objetivo na Capital com prisões de foragidos da justiça

O programa Cidade Segura, determinado pelo governo do Estado de Rondônia e coordenado pela Polícia Militar, tem nova fase com a Operação Mandatum, que, além de realizar cumprimento a Mandados de Prisão e Apreensão expedidos pela Justiça, visa também a recaptura de foragidos do sistema prisional. A operação iniciada na manhã de ontem, 26, é integrada com outros órgãos, destacando a Polícia Penal da Secretária de Justiça – Sejus e os Agentes de Segurança Socioeducadores da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease da Secretária de Assistência Social -Seas.

O policial penal Elieu de Souza, Diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico na Capital – Umesp, explica que os mandados de busca e apreensão são confeccionados mediante pedido junto à justiça, onde as equipes policiais, ao realizarem as capturas de foragidos, os encaminham para a Umesp, objetivando a realização de consultas em bancos de dados nacionais. E explica sobre ocasiões de flagrantes sem tornozeleira: “Nesses casos, há o descumprimento de medida judicial”, disse.

Preleção do Comandante-Geral com o efetivo da Operação

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, coronel James Padilha, informa que o objetivo da Operação é “retirar do seio da sociedade pessoas que têm contra si mandados de prisão expedidos, sendo um complemento das outras operações existentes do programa cidade segura”, explica.

Equipes policiais cumprindo mandado de prisão

A integração entre as forças policiais do Estado tem sido fundamental para o sucesso das operações realizadas, e Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, apresenta novas ações contra a criminalidade: “Estamos inovando a cada dia, buscando proporcionar mais sensação de segurança para a população com a realização das operações do programa cidade segura, lançado pelo Governo de Rondônia”, disse o secretário da Sesdec, coronel Felipe Vital.

O Governador do Estado, Marcos Rocha, informa que segurança pública é um dos pilares fundamentais de uma cidade funcional: “A criação de um ambiente seguro aos cidadãos possui como objetivo a garantia da qualidade de vida de todos os integrantes da sociedade. Uma cidade segura é um ambiente propício para o desenvolvimento social e econômico, acolhendo assim o bem-estar da população”, disse o Governador.

Resultados

A Operação Mandatum já apresenta resultados da ação integrada dos órgãos públicos da Sesdec, Seas e Sejus. Nos 2 dias de operação, foram cumpridos 22 mandados de prisão, apreensão de um menor de idade e realizado o registro de três descumprimentos de medidas administrativas.

Texto: Tenente-Coronel Alex Miranda

Imagens: Tenente-Coronel Alex Miranda e Daniel Garcia