CABIXI – Polícia ambiental apreende mais de 500 metros de madeira, trator e motosserras

Maquinários e funcionários da prefeitura prestando apoio aos policiais ambientais

Em Vilhena, no dia 02 de maio, uma equipe do pelotão de Polícia Ambiental deparou-se com uma ocorrência complexa durante patrulhamento e fiscalização ambiental.

Os policiais não mediram esforços e só conseguiram concluir a ocorrência no dia 08 de maio. A ocorrência teve início na linha 11, região de Cabixi, quando foi observado que em uma área de mata estaria ocorrendo movimentação de trator e rastros de caminhões. Ao entrarem na área, os policiais militares constataram que se tratava de uma exploração de madeira in natura.
Foram encontradas três pessoas, que não apresentaram a autorização ambiental para nenhuma ação no local. Eles informaram que estavam prestando serviço a uma empresa madeireira localizada no município de Cabixi.
Também foram apreendidos dois motosserras, um trator pneumático e foi realizada a mensuração das toras existentes, totalizando 410 m³ de madeira em toras. As madeiras e todo material foram apreendidos e retirados do local com apoio logístico das prefeituras de Corumbiara e Cerejeiras.

Madeira in natura, encontrada no pátio da madeireira

Devido à grande quantidade de madeiras, estas foram transportadas até os pátios das prefeituras de Cerejeiras, Colorado, Corumbiara, Vilhena e IFRO-Colorado, onde ficarão depositadas até a decisão da autoridade competente.
Os policiais seguiram em diligência até o empreendimento madeireiro, após confirmação de que os funcionários e o material apreendido pertenciam à empresa e que as madeiras exploradas irregularmente foram compradas e tinham a empresa como destino final.

Diante da situação, a madeireira também foi fiscalizada e constatadas irregularidades como inserção de dados falsos no sistema DOF, por ter em depósito 7,2664m³ de madeiras serradas e 115,9146 m³ de madeiras in natura (em toras), sem estarem declaradas no sistema DOF. Por não haver meios de transporte, a madeireira ficou como fiel depositária das madeireiras apreendidas encontradas em seu pátio.
A empresa e a proprietária responderão pelos crimes de dano ambiental, exploração irregular de madeira e por manter em depósito madeira sem autorização do órgão ambiental competente, e também  por inserir dados falsos (saldo fictício de madeira sem a possuir em seu pátio) no sistema DOF.

Local da exploração ilegal de madeira
Maquinários da prefeitura prestando apoio aos policiais ambientais
Trator pneumático utilizado na exploração ilegal de madeira

Fonte: Ocorrência Policial.

Texto: CB PM Da Hora.

Fotos: Patrulha Ambiental de Vilhena/RO.