Polícia Militar de Rondônia

PMRO COMBATE ATIVIDADE DE DESMATAMENTO ILEGAL EM PORTO VELHO

Durante operação de patrulhamento ambiental, no dia 15 de maio de 2023, distrito de Jaci-Paraná, Porto Velho, uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA – descobriu indícios de desmatamento, ou seja, foram encontrados polígonos de alerta suspeitos por meio da análise de imagens da região e da consulta aos alertas emitidos pelo programa Brasil M.A.I.S.

Chegando ao local, os policiais constataram a presença de máquinas em operação, sendo possível ouvir o barulho. Então percorreram a área a pé, encontraram um trator parado e identificaram uma pessoa operando o trator, que afirmou ter recebido autorização do proprietário das terras para realizar o trabalho.

Os policiais realizaram deslocamento até a sede da propriedade em questão, a fim de verificar a suposta autorização de desmatamento. Lá, tiveram contato com um indivíduo que afirmou possuir a autorização concedida pelo proprietário, no entanto, ao analisarem os documentos apresentados, constataram que se tratava de autorizações para limpeza de pastagem, não abrangendo a supressão de vegetação.

Após consultas em bancos de dados, foi confirmada a identidade do proprietário da área, e os tratores utilizados no desmatamento foram apreendidos no local. Os quais foram apreendidos e transportados em um caminhão prancha até um local designado para depósito, seguindo as orientações recebidas. A área desmatada totalizou mais de 170 hectares. Logo, foram lavrados autos de infração aos cinco envolvidos, somando um total de $4.300.000,00 (quatro milhões e trezentos mil reais) em multas.

A ocorrência foi registrada contra o responsável pelo desmatamento ilegal, pois esse caso ressalta a importância das ações de fiscalização e preservação ambiental para combater o desmatamento ilegal na região.

Um dos tratores sendo apreendido com apoio do DER.
Policiais Militares do BPA em atividade de fiscalização.

Fonte: Seção de Comunicação Social do BPA.

Texto: Sargento PM Roger

Fotos: Cabo PM Colares, Cabo PM Wesly e Soldado  PM Matias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *