PMRO, EM EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DISTRIBUI 150 MUDAS DE ESPÉCIES REGIONAIS

Em Porto Velho, Rondônia, hoje, 19 de maio, o Ministério Público foi palco de um importante evento de conscientização ambiental, que teve como objetivo disseminar a importância da preservação da natureza e combater o desmatamento no Estado. Organizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental BPA, por meio do Centro de Recuperação de Áreas Desflorestadas (CRAD), a iniciativa contou com a distribuição de centenas de mudas de diversas espécies regionais, como ipê, açaí, cojoba e cupuaçu.

O evento reuniu autoridades, representantes de organizações ambientais e a população em geral, que puderam participar de palestras e atividades educativas sobre a importância da conservação ambiental, cujo objetivo principal foi conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de preservar a rica biodiversidade da região e alertar para os impactos negativos do desmatamento descontrolado.

O CRAD, responsável pela organização do evento, é um setor do BPA comprometido com a recuperação de áreas desflorestadas e o desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade ambiental. A distribuição das mudas de espécies regionais foi uma forma de incentivar a população a contribuir para a recomposição da vegetação nativa e o fortalecimento dos ecossistemas locais.

Ação promovida pelo Batalhão de Polícia Ambiental por meio do CRAD visa combater o desmatamento e incentivar a preservação da biodiversidade

A escolha das espécies distribuídas durante o evento também teve um significado especial. O ipê, conhecido por sua beleza e resistência, simboliza a esperança de um ambiente preservado. O açaí, além de ser um importante fruto da região amazônica, representa a importância da valorização dos recursos naturais locais. E a cojoba e o cupuaçu, espécies nativas, contribuem para a diversidade da flora regional, promovendo o equilíbrio dos ecossistemas.

A ação realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental e pelo CRAD é apenas um exemplo das diversas iniciativas que estão sendo promovidas em Rondônia para combater o desmatamento e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. O engajamento da sociedade nesse processo é essencial para garantir um futuro sustentável e a preservação das riquezas naturais do estado.

Encorajamos a todos os cidadãos a participarem ativamente dessas ações e a contribuírem para a construção de um ambiente saudável e equilibrado, pois, por meio de pequenos gestos, como o plantio de mudas e o respeito à natureza, podemos fazer a diferença e assegurar um legado de preservação para as próximas gerações.

Fonte: Seção de Comunicação Social – P5/BPA

Texto: Sargento PM Roger