Polícia Militar de Rondônia

JACI-PARANÁ – APREENSÃO E DOAÇÃO DE MAIS DE 700KG DE PESCADOS PELA PMRO

Em operação de rotina realizada pela equipe de policiamento ambiental, foi apreendida uma carga ilegal de pescados e posteriormente doada a uma associação ao paciente com câncer. Durante o patrulhamento na zona rural de Jaci-Paraná, os policiais abordaram dois veículos suspeitos no local chamado “Ramal do Arrependido”.

Após busca nos veículos, foram encontrados sacos de fibra contendo uma grande quantidade de pescados de espécies diversas. No Fiat/Palio prata, havia exemplares de tambaqui, jaú, pintado e dourado, totalizando 415 kg. Já na GM/Montana cinza, foram encontrados pescados como pirarucu, caparari, jaú, dourado e bacu, totalizando aproximadamente 300 kg.

Os condutores dos veículos foram questionados sobre a autorização para o transporte dos pescados. O motorista do Fiat/Palio apresentou uma guia de transporte de pescado inválida, enquanto o condutor da GM/Montana informou não possuir autorização. Ambos admitiram ter capturado os pescados nos alagados do Rio Madeira, com destinos diferentes: o condutor do Fiat/Palio iria comercializá-los no distrito de União Bandeirantes, e o condutor da GM/Montana os levaria para o município de Porto Velho.

Diante do flagrante do crime ambiental, os suspeitos foram conduzidos à autoridade policial, e as medidas administrativas correspondentes foram lavradas. Os pescados apreendidos foram doados à instituição filantrópica ARPAC – Associação Rondoniense de Assistência ao Paciente com Câncer, cujo endereço é Rua Benjamim Constant, n° 117, bairro Arigolândia. No total, foram doados 715 kg de pescados.

A ação da equipe de policiamento ambiental em Rondônia reforça a necessidade contínua da fiscalização para proteger os peixes da região e combater a pesca ilegal. A conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais é essencial para garantir um equilíbrio ambiental e a sustentabilidade das espécies aquáticas.

Peixes apreendidos pela Polícia Militar por meio do BPA durante fiscalização ambiental.
Policiais Militares realizando a doação dos peixes à ARPAC – Associação Rondoniense de Assistência ao Paciente com Câncer.

Fonte: Seção de Comunicação Social – P5/BPA.

Texto: Sargento PM Roger.

Imagens: Patrulha Ambiental do BPA em Jaci-Paraná/RO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *