SEMANA DO MEIO AMBIENTE: PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FRANCISCO CONSCIENTIZA SOBRE POLUIÇÃO PLÁSTICA EM JI-PARANÁ

No dia 7 de junho de 2023, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, em Ji-Paraná, recebeu uma palestra como parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, desenvolvida pela Polícia Militar por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O objetivo da palestra foi conscientizar as crianças, que estão no ensino fundamental, sobre a importância de combater a poluição plástica.

A palestra, ministrada pelos profissionais do BPA, contou com a participação de 130 crianças, com idades entre 6 e 12 anos. O enfoque principal foi direcionado à problemática da poluição plástica e seus impactos no meio ambiente. Durante a apresentação, foram abordados diversos temas relevantes, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, ressaltando sua origem e os objetivos propostos para a data.

Com ênfase na poluição ambiental, os alunos puderam compreender os malefícios do uso excessivo de plástico e a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis. A coleta seletiva foi destacada como uma medida essencial para o descarte correto dos resíduos, e os princípios dos 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – foram explorados como estratégias para minimizar o impacto da poluição plástica no meio ambiente.

A palestra ofereceu um espaço de aprendizado e reflexão, incentivando as crianças a se tornarem agentes de mudança em relação à preservação ambiental. Ao adquirirem conhecimentos sobre a importância da redução do uso de plástico e da correta destinação dos resíduos, os alunos foram encorajados a adotar práticas mais sustentáveis em seu cotidiano e a compartilhar esses conhecimentos com suas famílias e comunidades.

Essa iniciativa do Batalhão de Polícia Ambiental, como parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco em Ji-Paraná, reforça o compromisso das autoridades em promover a conscientização ambiental desde a infância. Através dessas ações, busca-se construir uma sociedade mais engajada na preservação dos recursos naturais e na construção de um futuro mais sustentável.

Texto e foto: BPA

Fonte: DCOMS