TOUR DO MEIO AMBIENTE: REFLEXÃO HISTÓRICA COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE

No dia 6 de junho de 2023, às 15horas, no complexo histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia realizou mais uma atividade em comemoração à semana do meio ambiente. Foi um momento único de contato com a história de nossa capital, que deve grande parte de seu desenvolvimento à construção da referida ferrovia, um empreendimento implementado com o objetivo de superar a cachoeira de Santo Antônio e permitir o escoamento da borracha boliviana.

Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e refletir sobre a importância desse marco histórico. Estiveram presentes alunos da Escola Jesus Burlamaqui, membros dos Desbravadores da Igreja Adventista onde assistiram a uma palestra ministrada pelo historiador e membro da Polícia Militar, major PM Tarcíso, que abordou os aspectos importantes que contribuíram para a formação de nossa Porto Velho.

O objetivo dessa atividade foi despertar nos participantes um sentimento de pertencimento e, consequentemente, um compromisso com o cuidado e a preservação do meio ambiente e de seus recursos. Em seguida, foi realizada uma demonstração de abordagem fluvial utilizando uma embarcação adquirida por meio de recursos provenientes da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA). Os convidados também desfrutaram de um delicioso coffee break e, posteriormente, embarcaram no Barco Nosso Senhora Aparecida II para um passeio no Rio Madeira.

Essa ação fez parte do projeto Semana Mundial do Meio Ambiente, do programa de educação ambiental da Polícia Militar, desenvolvido pelo BPA. O evento contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Barco Nossa Senhora Aparecida II, representado por Marcos Barroso Passos, a Madeireira Imigrantes, representada por Fábio, a Ilha da Madeira, representada por Mariluce, deputada Ieda Chaves, prefeitura de Porto Velho, Assembleia Legislativa, SEDAM, DER, , Tribunal Regional Federal – Seção Rondônia, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, DiCasa, Selma Eventos, UFP representada pelos pastores Jailson e Elder, Madeflona, Amazon Fort representado por Carlos e Yuri, Porto Velho Shopping, Ministério Público de Rondônia, Polícia Civil de Rondônia, Poder Judiciário de Rondônia e professora Aline (Unir).

O evento contou ainda com a Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia.

Texto e fotos: BPA

Fonte: DCOMS