No último sábado,  26 de junho, ocorreu em Cuiabá a formatura do 5º Curso de Operações Ambientais, promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso. O evento contou com a presença de 32 policiais militares dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Acre e Rondônia, que concluíram com sucesso o rigoroso treinamento.

Dentre os formandos, destacaram-se dois policiais militares de Rondônia pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental. O 2º sargento PM Flávio Eterno Ribeiro dos Santos e 3º sargento PM Valdeir da Silva Firme que foram reconhecidos pela dedicação e empenho ao longo do Curso.

Com uma duração de pouco mais de dois meses, o Curso exigiu uma carga horária total de 600 horas. Durante esse período, os policiais militares foram submetidos a uma série de disciplinas, incluindo legislação e direito ambiental, acidentes e manuseio de produtos perigosos, práticas de direção de veículos e embarcações, além de outros conteúdos relacionados às atividades de policiamento e fiscalização ambiental.

A formatura representa um marco importante na trajetória desses profissionais, que agora estão mais preparados para atuar na preservação e fiscalização do meio ambiente. A capacitação adquirida durante o Curso irá contribuir para o fortalecimento das ações de combate aos crimes ambientais, bem como para a conscientização da população sobre a importância da proteção dos recursos naturais.

Após a solenidade de formatura, os dois policiais militares rondonienses foram recepcionados calorosamente pelos seus companheiros do Batalhão de Polícia Ambiental. A recepção ocorreu no Aeroporto Internacional de Porto Velho, onde os colegas de farda aguardavam ansiosamente. O clima de entusiasmo e orgulho era evidente, com aplausos, abraços e cumprimentos emocionados.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, juntamente com toda a equipe, parabeniza o 2º sargento PM Flávio Eterno Ribeiro dos Santos e 3º sargento PM Valdeir da Silva Firme pela conquista e reforça o compromisso da instituição em investir na qualificação de seus policiais, visando sempre à excelência no cumprimento de suas atribuições.

A participação desses policiais militares de Rondônia no 5º Curso de Policiamento Ambiental é mais um exemplo da integração entre os estados e do esforço conjunto no enfrentamento das questões ambientais. A troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais dos diferentes estados fortalece a atuação em prol da preservação do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade.

O Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia parabeniza todos os formandos do Curso e destaca a importância do contínuo aprimoramento dos agentes responsáveis pela proteção ambiental. O compromisso com a conservação dos recursos naturais é essencial para a construção de um futuro sustentável, garantindo um ambiente saudável e equilibrado para as gerações presentes e futuras.

1 comentário em “POLICIAIS MILITARES DE RONDÔNIA SE FORMAM NO 5º CURSO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL EM MATO GROSSO”

1. Tivemos a honra de conhecer e formar esses dois grandes policiais, Cepeanos 05 e 13!!!

Se destacaram positivamente em todas as etapas com vibração total!

Representaram com brilhantismo o Estado de Rondônia!