Maria da Penha: Resultados do Primeiro Semestre Reforçam Compromisso com a Proteção às Mulheres

No primeiro semestre de 2023, a atuação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, em Cacoal,  tem se destacado no fortalecimento da proteção e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica. Com a implementação de novas medidas protetivas e um amplo conjunto de serviços, a Patrulha tem se dedicado a garantir a segurança e o suporte necessário para às mulheres em situação de vulnerabilidade no munícipio.  Os resultados alcançados no período, evidenciam o impacto positivo das ações realizadas.

Medidas protetivas e acompanhamento

No decorrer do primeiro semestre de 2023, foram registradas um total de 207 novas medidas protetivas, demonstrando a efetividade das intervenções da Patrulha Maria da Penha. Os policiais militares fazem um acompanhamento das medidas protetivas ativas durante o período, indicando o compromisso contínuo da equipe em monitorar e garantir o cumprimento das determinações judiciais.

Visitas e registros de ocorrências

Ao longo do primeiro semestre, a Patrulha realizou um total de 269 visitas, proporcionando um suporte direto às mulheres em seus lares e identificando possíveis situações de risco. Essas visitas têm sido essenciais para estabelecer uma presença preventiva e encorajar a denúncia de casos de violência doméstica. Adicionalmente, foram registradas 11 ocorrências por descumprimento das medidas protetivas, evidenciando a importância da atuação constante e rigorosa.

Assistência e suporte emocional

Consciente da necessidade de apoio psicológico, a Patrulha Maria da Penha encaminhou 12 mulheres para atendimento psicológico especializado, oferecendo um espaço seguro para que possam compartilhar suas experiências, lidar com traumas e reconstruir suas vidas. Essa medida tem se mostrado fundamental para a recuperação emocional das vítimas e seu empoderamento.

Ações complementares

Além das medidas protetivas e do acompanhamento, a Patrulha Maria da Penha também tem proporcionado apoio em outras áreas essenciais. Um total de 44 cestas básicas foram disponibilizadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade, visando garantir sua segurança alimentar e de seus dependentes. Adicionalmente, 12 palestras foram realizadas, promovendo conscientização sobre a violência doméstica e oferecendo informações relevantes para a prevenção e combate a essa problemática.

Iniciativas especiais

Visando promover a autonomia e a resiliência das requerentes das medidas protetivas e seus dependentes, a Patrulha Maria da Penha ofereceu aulas de defesa pessoal e aulas de violão. Essas atividades visam não apenas desenvolver habilidades práticas, mas também estimular a confiança e a autoestima das mulheres, emponderando-as para enfrentar desafios futuros.

O comandante da Patrulha Maria Penha do 4º BPM sargento PM Freitas, destaca que a atuação da Patrulha Maria da Penha é essencial para garantir a segurança e a dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. Ela representa um importante instrumento de combate à violência doméstica, promovendo a proteção dos direitos das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Já o comandante do 4º BPM tenente-coronel PM Vian, destaca que a presença da Patrulha Maria da Penha nas ruas e comunidades possui um caráter preventivo, dissuadindo potenciais agressores e promovendo a conscientização sobre a gravidade da violência doméstica. Essas ações contribuem para a redução dos índices de violência contra a mulher e para o fortalecimento da cultura de respeito e igualdade de gênero.