Batalhão de Polícia Ambiental celebra solenidade de formatura e homenagens a Ex-Comandantes do BPA

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou na manhã desta quinta-feira (27), em Candeias do Jamari, a solenidade que oficializa o ato de entrega de homenagens aos ex-comandantes que passaram pelo comando da unidade, bem como para comemorar o aniversário dos policiais pertencentes ao batalhão.

HISTÓRICO

O Batalhão de Polícia Ambiental foi ativado em 10 de julho de 1985, com base no Convênio nº 164/PGE/1984, firmado entre o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal (IBDF) e o Governo do Estado de Rondônia. Sua primeira sede foi no município de Rolim de Moura, tendo como seu primeiro Comandante o Capitão PM Helder Pereira de Lima. Desde então, o BPA tem sido responsável por atuar em todo o território de Rondônia, executando atividades de Policiamento Ostensivo e Fiscalização Ambiental nas mais diversas especificidades, como fauna, flora, pesca, mineração, poluição urbana ou rural e recursos hídricos.

HOMENAGEADOS

A solenidade foi marcada pelas  homenagens aos Ex-Comandantes que contribuíram de forma significativa para a construção e o aprimoramento do Batalhão de Polícia Ambiental. Os Coronéis PM RR Rogério Torres Cavalcanti, que comandou o BPA de 2014 a 2016, e PM Glauber Iltor de Sousa Souto, que liderou a unidade de 2020 a 2022, receberam reconhecimento e aplausos pela dedicação, liderança e comprometimento demonstrados durante suas gestões.

MEDALHAS

Outro momento emocionante foi a entrega da prestigiosa “Medalha Mérito Batalhão Ambiental” ao Exmo. Sr. General de Brigada Luciano Batista de Lima, que exerceu a função de comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva no ano de 2020. A honraria foi concedida como menção de reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados à corporação, enaltecendo sua contribuição para o sucesso e a eficiência do Batalhão de Polícia Ambiental.

A solenidade também marcou um momento de despedida e reconhecimento para os ex-integrantes do BPA que foram transferidos recentemente para outras unidades da Polícia Militar e órgãos correlatos. A corporação agradeceu e valorizou o trabalho realizado por esses policiais ao longo de suas trajetórias no Batalhão, reforçando o espírito de equipe e a importância de cada um no cumprimento da missão de preservação do meio ambiente e proteção dos recursos naturais.

O Comandante do BPA, Tenente-Coronel PM Adenilson Silva Chagas, foi anfitrião do evento, recebendo os convidados e destacando a relevância da solenidade para a unidade e a corporação como um todo.

O Excelentíssimo Sr. Coronel PM Régis Wellington Braguin Silvério, Comandante Geral da PMRO, também esteve presente na solenidade, proferindo palavras de agradecimento e incentivo à tropa do Batalhão de Polícia Ambiental, enaltecendo o trabalho exemplar realizado pela unidade em prol da sociedade rondoniense.

A banda de música da Polícia Militar abrilhantou o evento com suas apresentações, proporcionando uma trilha sonora emocionante e vibrante que acrescentou ainda mais solenidade à cerimônia. Após os momentos de homenagens e reconhecimento, o evento foi encerrado com café da manhã oferecido a todos os presentes, proporcionando um momento de confraternização e camaradagem entre os policiais militares, familiares e convidados.

O Batalhão de Polícia Ambiental, recentemente reconhecido como uma das corporações policiais mais eficientes e bem avaliadas do Brasil, continua seu compromisso de proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais, sempre zelando pela segurança e o bem-estar da comunidade rondoniense. “A solenidade marcou um dia de celebração, reconhecimento e agradecimento àqueles que fizeram e continuam fazendo parte da história de sucesso do Batalhão de Polícia Ambiental”, finalizou o Tenente-Coronel PM Adenilson.

Da esquerda para a direita: Coronel PM Glauber Souto (Subcomandante Geral), Coronel PM Braguin (Comandante Geral da PMRO), General de Brigada Luciano Batista de Lima e Tenente-Coronel PM Adenilson (Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental).

Sr. Nelson Luiz Juchem recebendo a homenagem do Tenente-Coronel PM Adenilson, em reconhecimento pelo incondicional apoio, dedicação, excelentes serviços prestados e parceria estendidos ao BPA.
Tenente-Coronel PM Adenilson, apresentando a tropa do BPA para início da solenidade, ao Coronel PM Braguin (comandante geral da PMRO).
Coronel PM Braguin (comandante geral da PMRO).
General de Brigada Sr. Luciano Batista de Lima.

Coronel PM Braguin (Comandante Geral) e Coronel PM Glauber Souto (Subcomandante Geral) juntamente com os policiais aniversariantes.