Inauguração de Sistema Interativo de Segurança Reforça Combate ao Crime em Cacoal

Com as presenças do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin,  foi realizada nesta quinta-feira, 10, a inauguração do sistema interativo de segurança, composto por totens de video-monitoramento de alta tecnologia, um avanço significativo para a cidade de Cacoal.

O evento contou ainda com as presenças de autoridades e representantes das forças de segurança, destacando o compromisso do Governo do Estado de Rondônia, por meio da SESDEC, com a melhoria da segurança pública. Foram entregues 10 unidades de equipamentos de alta tecnologia, incluindo dois pontos de monitoramento de leitura de placas e oito totens de video-monitoramento, destinados a elevar a eficiência do trabalho policial e a sensação de segurança entre a população.

O Secretário de Segurança, coronel BM Felipe Vital, ressaltou a importância desses dispositivos de última geração como ferramentas essenciais para impulsionar a eficácia das operações policiais. Eles sublinharam o compromisso do governo em promover a inovação no aparato de segurança, em defesa da sociedade rondoniense. Os totens de video-monitoramento, concebidos para receber informações em tempo real, apresentam-se como uma resposta proativa aos desafios de segurança. Conforme salientou o Secretário de Segurança Pública, coronel BM Felipe Vital: “A capacidade de receber informações em tempo real dos totens e módulos de segurança permite que as autoridades atuem de maneira mais proativa, coibindo os crimes nas regiões onde são instalados. A instalação dos totens em locais estratégicos ajuda a dissuadir ações criminosas e a garantir maior segurança para a população”.

Além da entrega dos totens, a cerimônia incluiu a entrega simbólica de materiais e equipamentos à Polícia Militar.  O comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, recebeu das mãos do Secretário de Segurança coletes, pistolas, munições, impressoras portáteis térmicas, smartphones, computadores e outros itens essenciais para a operação policial.

O Comandante-Geral ressaltou a eficácia dos investimentos em segurança pública: “A tecnologia é uma ferramenta de suma importância para o combate ao crime, seja na identificação dos autores de delitos ou no registro de placas de veículos objetos de furto e roubo, por exemplo. E quem ganha com isso é a nossa população, que passa a ter uma melhor sensação de segurança”.

O evento ainda incluiu uma visita às instalações do 4º BPM, onde o Comandante-Geral foi recebido com honras militares. Na ocasião enfatizou os esforços contínuos do governo e das forças de segurança em direção à excelência operacional e ao aprimoramento do cenário de segurança em Rondônia.

FUNCIONALIDADE DOS TOTENS

Os totens de video-monitoramento não apenas prometem maior eficácia no combate ao crime, mas também oferecem um canal ágil para acionar o serviço de urgência e emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Basta que os cidadãos se aproximem dos totens, pressionem um botão e os operadores do Centro Integrado de Operações (CIOP) iniciem o atendimento, coordenando a resposta das viaturas de plantão.

A inauguração do sistema interativo de segurança representa um marco importante no compromisso do governo de Rondônia com a proteção da sociedade e o enfrentamento dos desafios de segurança pública. Com a incorporação desses dispositivos de alta tecnologia, a cidade de Cacoal dá um passo à frente na construção de um ambiente mais seguro e confiável para seus cidadãos.

Diretoria de Comunicação Social da PMRO