Mês da Segurança Institucional do MPRO aborda cibersegurança e protocolo em ocorrências complexas

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) realizou nesta terça-feira (15/8) a abertura do Mês da Segurança Institucional. Para celebrar a data é realizado um ciclo de palestras na Capital sobre cibersegurança, gerenciamento de crise e protocolo em ocorrências complexas.

O Mês da Segurança Institucional atende a uma Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em 2023 o GSI em Rondônia, com apoio da Administração Superior, planejou diversas atividades orientadas ao fortalecimento da cultura de segurança, como primeiros socorros, direção ofensiva, evasiva e defensiva, motopatrulhamento, treinamento em técnicas rurais, curso de tiro defensivo e exercícios simulados de evacuação de edificações em situações de incêndio.

O coordenador do GSI e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), Procurador de Justiça Carlos Grott, enalteceu a participação de todos os presentes no evento, incluindo as autoridades que atuam na segurança pública em Rondônia. Também destacou a parceria das instituições para alcançar a manutenção da ordem pública.

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, lembrou que o GSI do Ministério Público de Rondônia é um núcleo com destaque nacional. O PGJ citou a importância desses eventos de capacitação e aperfeiçoamento em várias searas.

“Quando falamos de segurança institucional, não falamos apenas da segurança de membros e servidores, também falamos da segurança das instalações, da tecnologia da informação, de toda a rede. Quem atua no GSI acaba desenvolvendo atividades de risco, então temos que ser zelosos com todos esses atores. Agradeço e parabenizo cada integrante do GSI e as instituições parceiras que tem contribuído para a nossa segurança. Se nós executamos bem nosso trabalho é porque cada um de vocês nos possibilita isso, dando o suporte necessário”, comentou o Procurador-Geral de Justiça.

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin participou do evento e disse que a cibersegurança e a segurança institucional desempenham papéis importantes na proteção de organizações e instituições contra ameaças internas e externas. A cibersegurança concentra-se na defesa contra ataques cibernéticos, como malware, phishing e roubo de dados, por meio de tecnologias como firewalls e criptografia.

Por outro lado, a segurança institucional abrange medidas físicas e operacionais para salvaguardar pessoas, ativos e informações valiosas, incluindo o controle de acesso, vigilância e protocolos de emergência. Ambas as áreas devem ser integradas para garantir uma abordagem holística de proteção, identificando vulnerabilidades e respondendo a incidentes de forma eficaz, garantindo a continuidade das operações e a confiança das partes interessadas.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI) e Dcoms PMRO