Polícia Militar de Rondônia

Formação Sanitária do 2º BPM realiza evento alusivo ao Novembro Azul

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Pensando nisso, o 2º Batalhão de Polícia Militar – 2º BPM, por meio da sua Formação Sanitária, sob a coordenação da major Psicóloga PM Gleiciane Benfica, realizou na manhã desta sexta-feira, 17, um encontro na temática Novembro Azul, com os policiais militares da ativa e da reserva remunerada, afim de conscientizar e alertar os presentes sobre os riscos da doença e é as vantagens da prevenção na saúde do homem.

O efetivo presente recebeu orientações através de palestra realizada pelo médico Dr. Wilker Rosa Coelho, por meio de uma parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Ji-Paraná. O palestrante enfatizou a importância dos homens se cuidarem e buscarem realizar os exames na idade recomendada, pois os exames auxiliam a instituir um tratamento precoce, aumentando as chances de cura da doença, quando diagnosticada.

A atividade também ofereceu exames por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Além das coletas realizadas neste encontro, aconteceram também em outros momentos nos quarteis de Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici, totalizando 60 exames. Ao final, foi ofertado pela CRAPOMJI um café da manhã para os participantes da palestra.

 

Texto e fotos: P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *