POLÍCIA MILITAR MIRIM DA CIPO BURITIS CONCLUI ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À SELVA

No último fim de semana, dias 9 e 10 de dezembro, os alunos da Polícia Militar Mirim da Companhia Independente de Policiamento Ostensivo – CIPO, Buritis, embarcaram no desafiador Estágio de Adaptação à Vida na Selva-EAVS. Os alunos foram submetidos à diversas atividades no ambiente de selva com o objetivo fortalecer suas habilidades de sobrevivência e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.

As instruções foram ministradas pelos voluntários do Clube Desbravadores Selva de Buritis, que abordou obtenção de água, fogo e alimentos na selva, segurança básica na mata, nós e amarrações e filtragem e purificação de água utilizando-se de produtos da própria natureza.

A equipe da Polícia Militar ministrou instruções de deslocamento e transposição de obstáculos na selva, transposição de curso d, água e pernoite na selva. Durante a noite, tiveram ainda instruções de educação ambiental e prevenção de acidente com animais peçonhentos, onde os alunos conheceram algumas espécie de serpentes que habitam a região norte. Os alunos conheceram ainda uma serpente da espécie jiboia (boa constritor constritor), onde tiveram oportunidade de conhecer as características e comportamento do animal. A jiboia de 2,05 metros havia sido capturada no perímetro urbano de Buritis, e foi reintegrada à natureza, com os alunos realizando a soltura do animal na floresta nativa após as instruções.

Local

O local de treinamento foi minuciosamente preparado e organizado pela equipe de policiais do Patrulhamento Rural de Buritis, sob a supervisão do comandante da Polícia Militar Mirim o 2º sargento PM Wando Nascimento. A equipe de instrutores era formada por policiais com cursos de especialização nas áreas de choque, força tática e operações aéreas, além de estágios de patrulhamento rural. contaram ainda com instruções de primeiros socorros ministrados por uma equipe do SAMU de Buritis. Na manhã de domingo os alunos PMM retornaram, sendo recepcionados festivamente pelos pais e responsáveis em frente à UNISP de Buritis.

DCOMS /  CIPO

1 comentário em “POLÍCIA MILITAR MIRIM DA CIPO BURITIS CONCLUI ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À SELVA”