ABERTO primeiro Seminário de Investigação Criminal Militar PM BM

Coronel PM Glauber Souto, subcomandante-geral da PMRO

A abertura do 1° Seminário de Investigação Criminal Militar PM/BM – 2023 foi realizada hoje, sexta-feira, 14, na Assembleia Legislativa de Rondônia, com a participação de militares da PM, Bombeiros rondonienses e a participação das polícias do Acre, São Paulo e Paraná. O Seminário tem por objetivo atualizar e aprimorar os profissionais que atuam na Segurança Pública do Estado. “Investir em cursos e aperfeiçoamento é fundamental para a valorização profissional dos policiais e bombeiros militares”, disse o subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto.

Para ele, essa busca constante por conhecimento contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de promover a atualização em temas relevantes para a segurança pública, como o de Investigação Criminal Militar, realizado por meio da Corregedoria-Geral. A formação e aperfeiçoamento contínuo de nossa tropa, nas mais diversas atribuições não apenas aprimora o desempenho no serviço, mas também no atendimento tanto na área militar como a sociedade como um todo.

O coronel PM Henrique Barbosa, representando a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, destacou várias ações de valorização dos integrantes das forças de segurança do Estado, determinadas pelo governador coronel Marcos Rocha. Alinhamento salarial, equipamentos tecnológicos, viaturas e a realização de cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento realizados desde o início do governo.

Este Seminário, disse o coronel PM França, corregedor-geral da Polícia Militar, visa também, acompanhar o avanço tecnológico aplicado nas mais diversas áreas do conhecimento. Nossa corregedoria tem que avançar nestas ferramentas. Além disso, a abordagem interdisciplinar, envolvendo profissionais do direito, tecnologia e psicologia, é fundamental  à luz das mudanças na legislação e na proteção da privacidade. A formação contínua em técnicas de interrogatório e abordagens psicológicas atualizadas é vital para aprimorar a eficácia das investigações. O seminário deve evoluir para refletir a dinâmica natureza da criminalidade e garantir que os profissionais estejam adequadamente equipados para enfrentar os desafios contemporâneos.

Atualização

Com a crescente complexidade dos crimes, a reforma no Código Penal Militar e a constante evolução das técnicas e tecnologias utilizadas pelos criminosos, há a necessidade de capacitar policiais militares e bombeiros militares para enfrentar os desafios dessa realidade. A importância da prevenção, elucidação e combate aos crimes militares violentos em Rondônia é significativa. A Manutenção da Ordem Pública, Proteção dos Direitos Humanos, Fortalecimento da Confiança Pública, Impedimento de Impunidade, Prevenção de Conflitos Internos, Reforço da Disciplina Militar, Fortalecimento do Estado de Direito, Proteção de Vítimas e Testemunhas.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: Dcoms

2 comentários em “ABERTO primeiro Seminário de Investigação Criminal Militar PM BM”