Governo de Rondônia aperfeiçoa cerca de 330 sargentos na Polícia Militar e outorga a Medalha Mérito de Ensino

Em formatura realizada no ginásio de esportes Claudio Coutinho, em Porto Velho, na noite de ontem, 21, o governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Rondônia, encerrou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS 2023, com 331 segundos-sargentos ficando aptos para serem promovidos a primeiros-sargentos. Este curso possui como objetivo, proporcionar aos sargentos conhecimentos mais avançados e especializados, aprimorando suas habilidades e preparando-os para assumir responsabilidades mais complexas dentro da hierarquia militar.

Iniciado em 14 de julho de 2023, o CAS contou o investimento de cerca de R$ 480 mil reais para o aperfeiçoamento de 331 sargentos, distribuídos nos polos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim. Eles obtiveram conhecimento em diversas áreas, tais como: gestão de atividades administrativas, gestão do policiamento ostensivo, tecnologias e legislações empregadas na atividade policial, tendo a carga horária total de 492 horas. O 2º sargento PM Clebisson de Melo Botelho, foi o 1º lugar no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos PM 2023.

Coronel PM Braguin, comandante-geral da PMRO

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, fez um agradecimento especial ao governador coronel Marcos Rocha “que com objetivo de facilitar o fluxo de carreira, diminuiu o interstício, adiantando a promoção e oxigenando a carreira policial militar, especialmente a sargentos que é a base da Corporação”. Para ele, o Curso torna o sargento mais especializado em suas tarefas diárias, aprimorando as demandas de justiça militar, nas investigações e apurações de sindicância. Essa qualificação traz mais liderança de ação para que ele possa manter aprimorado esse novo clico. “Essa é mais uma ação do governador Marcos Rocha que tem um carinho especial com essa turma”. Ele nunca esquece aquele amigo leal, completou Braguin.

A determinação do governador é investir em treinamentos contínuos: proporcionar aos policiais oportunidades regulares de atualização e aprimoramento de habilidades, garantindo que estejam sempre bem preparados para lidar com diversas situações. Utilizar tecnologias avançadas, como sistemas de reconhecimento facial e análise de dados em tempo real. Estabelecer canais de comunicação eficientes: Criar meios eficazes de comunicação entre a polícia e a comunidade, promovendo a transparência e facilitando a denúncia de crimes ou comportamentos suspeitos.

Capacitar os policiais para adotarem abordagens não violentas na resolução de conflitos, priorizando a mediação e a negociação sempre que possível e investir em estratégias de prevenção criminal, como programas educacionais e sociais, visando abordar as causas subjacentes à criminalidade e promover um ambiente mais seguro e saudável para todos.

CAS

O CAS PM 2023 atende um dos objetivos estratégicos da Corporação: “aprimorar o treinamento continuado e o desenvolvimento técnico-profissional e científico em segurança pública dos profissionais da instituição, voltados à evolução da Corporação e melhoria do atendimento ao cliente, em respeito aos direitos humanos e dignidade da pessoa”, disse o coordenador do CAS, tenente-coronel PM Arrivabene, Coordenador Geral do Curso. Foram coordenadores: no polo de Porto Velho, capitão PM Bentes, em Ariquemes, tenente-coronel PM Estrela, em Ji-Paraná, o capitão PM Fernando, em Cacoal, capitão PM Nobre, e em Vilhena, o tenente-coronel PM Aldimas.

2º sargento PM Botelho, centro, foi classificado como primeiro colocado da turma

“Hoje é um daqueles dias que ficarão eternamente gravados em nossos corações e memórias. Lembramos do ponto de partida, em uma segunda-feira, dia 14 de agosto, e com ela, as mais variadas dúvidas e medos, e agora, neste grandioso dia, é impossível não sentir a imensidão da gratidão e a emoção que nos envolve”, disse o sargento PM Botelho, primeiro lugar e orador da turma.

Observando que a determinação e trabalho árduo os conduziram até a conclusão do CAS. “Além dos conhecimentos adquiridos, absorvemos lições de resiliência, aprendemos a enfrentar obstáculos com determinação e a estender a mão mutualmente nos momentos mais difíceis. Essas lições moldaram nossa essência e nos tornaram mais resilientes para os desafios futuros que nossa profissão nos reserva”, disse.

Coronel PM Vanilce, coordenadora de Ensino, coronel PM Braguin, homenageado com a Medalha Mérito  de Ensino e o coronel PM Garibaldi, chefe do Estado Maior Geral.
Familiares prestigiaram a formatura dos segundos-sargentos. Na foto, sargento Abilio e família.

Texto: Lenilson Guedes

Fotos: soldado PM José