Sargento passa a reserva remunerada e recebe homenagens de oficiais e praças do gabinete do comandante-geral

Depois de 25 anos dedicados serviços na Polícia Militar de Rondônia, a sargento PM Maria Jorginete passou a reserva remunerada, marcando o término de uma longa jornada, repleta de desafios e contribuições valiosas para a segurança pública. O agradecimento do comandante-geral, oficiais e praças no setor aonde a sargento estava lotada, é uma justa homenagem ao comprometimento, profissionalismo e serviço exemplar prestado pela sargento durante sua carreira na caserna.

Coronel PM Glauber Souto, sargento PM Jorginete e o coronel PM Braguin

Ao ingressar na reserva remunerada, a sargento terá a oportunidade de desfrutar de merecido descanso, mas seu legado e experiência continuarão a influenciar positivamente a instituição. A transição para a reserva é um momento significativo na vida de um militar, marcando o encerramento de uma fase ativa e o início de um novo capítulo.

“Desejo todo o sucesso e felicidade nesta nova etapa, e que voce aproveite plenamente os frutos de sua dedicação ao serviço público. Que sua experiência e conhecimento continuem a contribuir para o bem-estar da comunidade e para o fortalecimento da Polícia Militar”, disse o coronel PM Glauber Souto, subcomandante-geral da Polícia Militar.

Leia na íntegra o elogio consignado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, a sargento PM Jorginete Silva dos Santos Coutinho.

É por dever de justiça, que louvo elogio a 1º sargento PM Maria Jorginete Silva dos Santos Coutinho,  por ter contribuído por mais de 25 anos com valorosos serviços prestados na Polícia Militar do Estado de Rondônia. A Militar ingressou nas fileiras da PMRO no dia 18 de dezembro de 1998, após ter sido aprovada com aproveitamento no duradouro e rigoroso Curso de Formação de Soldado. Em 2011, realizou o Curso de Formação de Cabo.

No ano de 2017, realizou o Curso de Formação de Sargentos. Em 2023, realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento. Até a presente data, atuou em diversos setores da PMRO, tais como: foi lotada no 5º Batalhão de Polícia Militar onde trabalhou na Rádio Patrulha, que é o Carro Forte da PMRO; trabalhou na Companhia de Guarda, atuando diretamente nos presídios da capital; trabalhou no Batalhão de Polícia Ambiental, onde atuou diretamente na selva amazônica em combate aos crimes ambientais; Por último, foi lotada no Gabinete do Comando Geral, local onde atuou diretamente no assessoramento dos diversos Comandantes que por lá passaram.

É conhecida por seus colegas de trabalho como uma militar possuidora das seguintes virtudes: Entusiasta e comprometida com a profissão; pontual, dedicada, disciplinada, apresentação pessoal exemplar; interesse e senso de julgamento para com os subordinados; probidade e senso de responsabilidade. Além do mais, demonstra ter correção com os compromissos, urbanidade e, muita responsabilidade e amor com sua família, conduta essa que é típica de uma exemplar mãe de família.

A sargento PM Jorginete é sem sombra de dúvidas uma guerreira, uma vez que ingressou na Polícia Militar em épocas em que pessoas do sexo feminino não possuíam o mesmo espaço e respeito como nos dias de hoje, portanto, certamente, deva ter sofrido discriminação de gênero, falta de apoio, assédios, desigualdades de oportunidades, dentre outras adversidades, mesmo assim, conseguiu concluir sua carreira com glamour, honra e moral por ter combatido o bom combate, e o melhor de tudo, sem possuir qualquer punição em sua ficha funcional, pelo contrário, ostenta em sua ficha 13 elogios, 04 medalhas, sendo elas: Dedicação Policial Militar – 10 Anos; Mérito Policial Militar; Mérito Forte do Príncipe da Beira; Dedicação Policial Militar – 20 Anos. Primando pelo aprimoramento técnico profissional, realizou os seguintes cursos Militares: Curso de Direitos Humanos; enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes; português instrumental; redação técnicas; identificação de Elogio 38  armas de fogo; atendimento às mulheres em situação de violência; condutores de veículos de emergência; aspectos jurídicos da abordagem policial, dentre outros.

Concito a Militar que continue com essa conduta exemplar que desenvolveu nos seus colegas os sentimentos de respeito e admiração e que Deus lhe conceda muita saúde e felicidades na sua Reserva Remunerada tão merecida.

REGIS WELLINGTON BRAGUIN SILVERIO – CEL QOPM

Comandante-Geral da PMRO