COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO: PATRULHA MARIA DA PENHA DO 4° BPM APRESENTA RESULTADOS DO ANO DE 2023

Ao longo do ano de 2023, a Patrulha Maria da Penha do 4° Batalhão da Polícia Militar demonstrou compromisso  na proteção e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica. As estatísticas refletem não apenas números, mas histórias de superação e resiliência.

Medidas Protetivas e Ações Diretas

Foram recebidas um total de 438 medidas protetivas, das quais 384 permanecem ativas. Isso ressalta a necessidade contínua de intervenção e suporte para garantir a segurança das vítimas. Com 618 visitas realizadas, foi buscado compreender as nuances de cada situação e oferecer suporte personalizado.

A emissão de 47 certidões negativas de endereço e o registro de 18 ocorrências pela PMP evidenciam a eficácia da atuação da PM no enfrentamento direto à violência. Além disso, 30 mulheres foram encaminhadas para atendimento psicológico pelo “Projeto Mulheres de Fibra”.

Ações Sociais e Parcerias Comunitárias

A Patrulha não se limitou à esfera policial, estendendo-se à comunidade de diversas maneiras. Em colaboração com o Lions Club e o Senac, foram entregues quatro kits para iniciantes em manicure/pedicure, a mulheres que concluíram o respectivo curso. Essa iniciativa visa não apenas empoderar, mas também oferecer oportunidades econômicas às vítimas.

A entrega de 312 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade e o encaminhamento de 18 casos a Defensoria para questões de divórcio, pensão e guarda, são demonstrações tangíveis de nosso compromisso com o bem-estar integral dessas mulheres.

Educação e Conscientização

Foram realizadas 28 palestras em escolas, envolvendo equipes do CREAS, CRAS, PPMMs de Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste, promovendo a conscientização desde as bases. Aulas de defesa pessoal e primeiros socorros, iniciadas em parceria com o professor Edvaldo, não apenas fortalecem as mulheres fisicamente, mas também as capacitam para enfrentar desafios imprevistos.

No campo cultural, foram oferecidas aulas de violão a mulheres que estão com Medidas Protetivas e a seus filhos, promovendo a expressão artística como forma de cura e empoderamento.

Inovação e Otimização

Destaca-se a implementação de um sistema de atendimento digitalizado, criado por membros dedicados desta Unidade. Essa inovação não apenas otimiza recursos, mas também evidencia nosso compromisso com a eficácia no atendimento, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes às vítimas. Graças a essa iniciativa, a Patrulha Maria da Penha consegue realizar um maior número de atendimentos e visitas, reforçando ainda mais o compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade que servimos.

Conquistas

O sargento PM Freitas, comandante da Patrulha Maria da Penha do 4° BPM, ressaltou as conquistas significativas e o compromisso renovado ao longo do ano de 2023. Ele concluiu afirmando: “A jornada rumo à erradicação da violência doméstica é desafiadora, mas a Patrulha Maria da Penha está determinada a persistir, educar e transformar vidas. Em 2024, nosso objetivo é fortalecer os laços com a comunidade e explorar novas formas de inovação, sempre guiados pela missão de proteger e empoderar as mulheres que confiam na Polícia Militar.”