PATRULHA ESCOLAR DO 4° BPM SE DESTACA PELO COMPROMISSO, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DURANTE O ANO DE 2023

O ano de 2023 marcou mais um capítulo no compromisso incansável da Patrulha Escolar do 4° BPM em garantir a segurança e promover um ambiente educacional saudável. Durante esse período, uma série de visitas, palestras, iniciativas de capacitação e ações preventivas foram implementadas para atender às necessidades das escolas e dos alunos. Este relatório destaca as realizações significativas ao longo do ano.

A presença da Patrulha Escolar foi intensificada com cerca de 480 visitas a escolas, fortalecendo laços com as comunidades educacionais e desempenhando um papel importante na prevenção de incidentes e na promoção da segurança dos alunos.

No decorrer do ano, foram ministradas 68 palestras, abordando temas voltados para o ambiente escolar, incluindo Combate às Drogas, Combate à Violência e ao Bullying na Escola, e profissão Policial Militar. Além disso, a equipe aceitou convites para realizar conversas sobre empatia, respeito e reciprocidade nas salas de aula, buscando não apenas educar, mas também conscientizar os alunos sobre questões relevantes, promovendo assim um ambiente escolar seguro e propício ao aprendizado.

Ao longo de 2023, a Patrulha Escolar concentrou seus esforços em comunidades educacionais em âmbito municipal, estadual e federal, beneficiando aproximadamente 16.766 alunos ao direcionar seus esforços para diferentes esferas educacionais.

Entre 4 e 10 de maio, a Patrulha Escolar organizou uma capacitação com o tema “Ocorrência Envolvendo Atirador Ativo”. A instrução contou com a participação ativa de 69 Servidores Federais, 850 Servidores Estaduais, 580 Servidores Municipais e 129 Servidores do Ensino Privado. Os resultados positivos dessa iniciativa foram essenciais na prevenção de potenciais incidentes em Cacoal, com o valioso apoio da equipe da Patrulha Maria da Penha.

Ao longo do ano, foram registradas 42 ocorrências policiais pela Patrulha Escolar, destacando o empenho constante da equipe tanto nas visitas regulares quanto nas atividades educativas e de capacitação.

O compromisso contínuo com a segurança e educação nas escolas é evidente nas estatísticas e nas ações realizadas em 2023. Este relatório busca proporcionar uma visão abrangente das atividades da Patrulha Escolar à comunidade, servindo como base para orientar futuras iniciativas e fortalecer ainda mais o compromisso dessa equipe com a segurança escolar.

Texto: Seção de Comunicação Social do 4° BPM