1º BPM apresenta balanço positivo das ações operacionais no carnaval de 2024

fOTOS : SUB TEN QPPM SERGIO TEXTO: 3º SGT PM SILVIO

O 1º Batalhão de Policia Militar  do Estado de Rondônia apresentou o balanço das  ações operacionais realizadas no período carnavalesco  dando inicio oficialmente no dia 02 de fevereiro ao policiamento de Carnaval 2024.

Em todo  o período de carnaval fora empregados um total de   1.135 policiais, tendo iniciado com o Bloco Areal com (81) policiais empregados, Até que a noite vire dia (143), Pirarucu do madeira (39), Vai e Volta (78), Us dy Phora (151), Banda do vai quem Quer (286), Murupi (97), Leva eu, (28), Porto Maria (67), Remix Folia (59), Axe Folia (106) seguindo toda a programação com apoio ao 9º BPM, 5º BPM, BPCHOQUE, BATALHÃO DE TRANSITO, POLICIAIS PENAIS,  todo efetivo administrativos aptos dessas OPM´s sem prejudicar o policiamento ordinário.

Os eventos estiveram sob a gerência e controle da Coordenadoria Regional de Policiamento – CRP I, tenente-coronel Amorim, coordenou o policiamento da Capital, na área central onde o 1º BPM atuou, local onde a maioria dos blocos que desfilou necessitando de uma demanda maior de policiais para manter a segurança dos foliões. Como consequência, a Policia Militar efetuou em todo Carnaval foram feitas mais de 80 abordagens  de modo a prevenir possíveis crimes, registrando diversas ocorrências no total 06 foram elas: 1 por porte ilegal de arma de fogo, 1 TCO/ posse de entorpecentes, dois TCO por Desacato, um TCO por Lesão Corporal, um TCO por Lesão e três por tráfico de drogas, contudo as ocorrências foram de pequeno e médio porte, inclusive mais graves como disparos de arma de fogo, sem nenhuma ocorrência de óbito foi aplicada todas as técnicas a fim de reprimir de forma rígidas as práticas desses crimes em potencial.

Para manter a segurança dos foliões, o Comandante do 1º Batalhão, Tenente-coronel Elias, contou com auxilio tecnológico da SESDEC com uso de Drones e o apoio da Polícia Penal, que auxiliaram as tropas empregadas, fazendo a diferença esse ano no carnaval.

Portanto, com todo esse aparato de segurança, o carnaval oficial finalizou dia 13 de fevereiro, mas em Porto Velho,  no total 11 blocos desfilaram até o dia 18. Contudo, o 1º Batalhão manteve o Policiamento até o último dia de folia proporcionando à população de Porto Velho um carnaval mais seguro.

TEXTO: P5 1° BPM