Abertura do Seminário

Em um compromisso contínuo de estreitar laços com a sociedade, a Polícia Militar do estado de Rondônia tem implementado uma série de ações policiais sociais, adaptadas às características e necessidades específicas de cada comunidade. Essas iniciativas, que vão além das atividades de ‘policiamento ostensivo’, têm gerado impactos positivos nas áreas atendidas, abrangendo desde campanhas comunitárias até a participação em eventos, corridas e outras competições.

Durante o recente Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia, realizado em Porto Velho nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, os alunos do Curso de Formação de Oficiais surpreenderam ao expor, por meio de fotografias, diversas situações de ações policiais sociais promovidas pelos batalhões de Polícia Militar em todo o estado de Rondônia.

O desafio da implantação e consolidação do policiamento comunitário, uma prática que visa uma abordagem mais próxima e preventiva, é reconhecido não apenas em Rondônia, mas em todo o país. A realidade local revela uma estrutura de 11 Batalhões da Polícia Militar, operando entre companhias e pelotões, distribuídos pelos 52 municípios do Estado. Contudo, a prática atual reflete uma cultura tradicional, destacando ações repressivas e uma adesão limitada à filosofia de Polícia Comunitária.

Ações comunitárias

As boas práticas de policiamento comunitário, inspiradas no modelo japonês, representam ferramentas essenciais na prevenção de atividades criminosas. Estas incluem a aproximação dos policiais junto a segmentos específicos da comunidade, substituindo estratégias tradicionais de patrulha ostensiva por métodos inovadores, como entrevistas, coleta de informações e interação preventiva.

Apesar dos desafios internos, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária realizado em Porto Velho ofereceu uma oportunidade única de sensibilização e capacitação profissional. A colaboração promovida pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) desempenhou um papel fundamental na criação das condições necessárias para o evento, contando com a participação de agentes nacionais e internacionais de referência em Polícia Comunitária. Este encontro não apenas evidenciou práticas bem-sucedidas, mas também impulsionou o diálogo e a colaboração entre as forças de segurança e a comunidade, delineando um caminho promissor para o fortalecimento da relação entre polícia e sociedade em Rondônia.

4 comentários em “Polícia Militar de Rondônia Fortalece Vínculos com a Comunidade por Meio de Ações Policiais Sociais e Policiamento Comunitário”

1. É com grande satisfação e admiração que expresso meu sincero elogio à Polícia Militar de Rondônia por seu notável comprometimento em fortalecer os vínculos com a comunidade por meio de ações policiais sociais e práticas de policiamento comunitário.

As iniciativas empreendidas pela instituição demonstram uma visão proativa e humanizada, transcendendo o papel tradicional das forças de segurança. A implementação de ações sociais, como campanhas comunitárias, participação em eventos, corridas e outras competições, reflete um esforço genuíno em compreender e atender às necessidades específicas de cada localidade.

O destaque dado ao Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia, com a exposição de diversas situações de ações policiais sociais, revela não apenas um compromisso local, mas também uma busca constante por aprendizado e aprimoramento. A atuação dos alunos do curso de formação de oficiais nesse evento é um testemunho inspirador do profissionalismo e dedicação da Polícia Militar de Rondônia.

Além disso, reconheço os desafios enfrentados na promoção do policiamento comunitário, uma abordagem que visa a proximidade e a prevenção, indo além das práticas tradicionais. A conscientização sobre a importância dessa filosofia de atuação é crucial, e a Polícia Militar de Rondônia demonstra um comprometimento notável nesse sentido.

A colaboração com a JICA para a realização do Seminário Internacional é digna de destaque, evidenciando o engajamento da instituição em buscar referências internacionais e aprimorar constantemente suas práticas.

Em resumo, minha admiração pela Polícia Militar de Rondônia só cresce diante do seu papel ativo na construção de uma relação mais próxima e colaborativa com a comunidade. Seu trabalho exemplar reflete um compromisso genuíno com o bem-estar da sociedade e serve como um modelo inspirador para outras instituições. Parabéns por sua dedicação e excelência contínuas.

2. Lucas Pagnoncelli Ferreira

Gostaria de expressar minha sincera gratidão por esta oportunidade incrível de participar do Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia. Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora que certamente marcará minha jornada como aluno do Curso de Formação de Oficiais.

Agradeço especialmente à Polícia Militar do estado de Rondônia e à JICA por tornarem este evento possível e por proporcionarem um ambiente propício para aprender, trocar experiências e ampliar nossos horizontes profissionais.

Estou profundamente grato por ter tido a oportunidade de participar deste seminário e estou ansioso para aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da segurança e bem-estar de nossa comunidade. Mais uma vez, obrigado a todos os envolvidos por essa experiência inestimável.

3. Wallisson Milard Pessôa

Excelente evento. Grande aprendizado. Estimular a aproximação da comunidade junto a Polícia Militar é fundamental para controle preventivo das infrações penais. Esse controle preventivo desestimula as ações tendentes a delinquência.

4. Jadson André Cruz Melo

Grande Seminário de Polícia Comunitária Promovido pela CAS com Coronel R Silva a frente e com participação da Polícia Militar Ro. Esse evento teve como propósito demonstrar a preocupação do governo do estado em aproximar a comunidade com a Polícia Militar.