5º Batalhão da Polícia Militar com novo comando

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), em Porto Velho, a troca de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Belmont) – O Guardião da Leste, que tem uma área de atuação maior do que alguns estados brasileiros. O major PM Paulo Lima da Silva, passou o comando ao tenente-coronel PM Cícero Rodrigues da Silva.

O major PM Paulo Lima da Silva em seu discurso de despedida, agradeceu aos policias pela excelente atuação no combate a criminalidade, e à sua família, base de sustentação. “A família Belmont fica a minha eterna gratidão pela oportunidade de ter ombreado junto com os senhores. Os meus agradecimentos ao Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJ), pela parceria e sinergia, sem esses parceiros é quase que impossível fazer frente a criminalidade com respaldo jurídico”, disse o major.

O secretário-adjunto da Segurança Pública (Sesdec), Hélio Gomes, parabenizou o major Paulo Lima pela liderança frente a tropa. “Deixa hoje o comando do 5º BPM, mas com a certeza de ter cumprido sua missão, pois é um profissional dedicado em tudo que faz, um ser humano  humilde e próximo da tropa e da comunidade”, salientou Hélio.

O Tenente-coronel  Cícero Rodrigues da Silva ao assumir o comando do 5º BPM disse que se vê diante de um grande desafio, prover segurança pública a toda zona leste da capital, bem como aos municípios que compõem a grande área do 5º BPM, como Triunfo, Candeias do Jamari e Itapuã, ” sabemos os problemas que afetam essa comunidade e faremos um comando baseado em setorização e responsabilidade territorial. A maturidade da carreira nos leva enfrentá-lo com muito responsabilidade e proximidade resolvendo os problemas da comunidade”, destacou o tenente-coronel R. Silva

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Regis Braguin, destacou as ações de combate ao crime organizado feito pelo 5º BPM, bem como sua extensa área de atuação. “Não é à toa que os grandes comandantes de oficiais à praças que hoje ocupam lugar de destaque no governo do Estado foram oriundos do 5º BMP. Este batalhão prepara excelentes policias para atuarem em qualquer missão. A mudança de comando de hoje, não ocorre por falhas de comando, pelo contrário, visa dar mais impulso ao novo comandante, e ao que sai, a oportunidade de alçar novos voos com toda sua expertise”, destacou Braguin.

HISTÓRICO DO NOVO COMANDANTE

O Tenente-coronel Cícero Rodrigues da Silva ao ser nomeado ao cargo de comandante do 5º BPM, já carrega consigo um trajetória marcada por dedicação e experiência. Recentemente exercia a função de adjunto da coordenadoria de atividades sociais da Polícia Militar, sua jornada ascendente culminou com a promoção à sua posição atual em 25 de agosto de 2022.

Nascido em 10 de agosto de 1977, na cidade de Santo Inácio – Paraná, é filho de José Pereira da Silva e Geralda Rodrigues da Silva. Sua jornada nas fileiras da corporação começou em 20 de dezembro de 2002, após concluir o curso de formação básica de soldado da PMRO, na cidade de Cacoal – Rondônia. Como Soldado PM serviu em Rolim de Moura e Vilhena. Em Março de 2008, deu início ao curso de formação de oficiais da PMRO, em 09 de dezembro de 2011 foi declarado aspirante-a-oficial.

SEGUEM FOTOS DO EVENTO

TEXTO:  SGT PM ARIAN

FOTOS: CB PM EDIXON

1 comentário em “5º Batalhão da Polícia Militar com novo comando”