Dentro da política de melhorias no treinamento e capacitação de policiais militares da Polícia Militar de Rondônia, aconteceu na manhã de hoje, 25, no auditório do Ministério Público do Estado, a abertura solene do programa de Treinamento de Tiro Embarcado Policial Motociclista. O treinamento visa padronizar os procedimentos relativos ao manuseio e uso de arma de fogo, fuzil Taurus, modelo T4, calibre 5,56 e pistolas 9mm Beretta, embarcado em motocicleta, para o efetivo do pelotão de motociclistas do Batalhão de Trânsito e operadores de outras forças policiais no Estado em conformidade com as táticas e técnicas de utilização das respectivas armas de fogo. “O treinamento continuado e a tolerância zero contra o crime são dois pilares fundamentais na busca por uma sociedade mais segura e justa”, comentou o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Bragin.

Para ele, o treinamento contínuo capacita as forças policiais a lidarem com os desafios em constante evolução, fornecendo habilidades atualizadas e técnicas eficazes de intervenção. Além disso, promove uma cultura de aprendizado e aprimoramento constante, para a eficácia das operações policiais. Por outro lado, disse ele, a tolerância zero contra o crime envolve uma abordagem firme e decisiva para combater qualquer forma de atividade criminosa, independentemente de sua natureza ou magnitude. “Juntos, o treinamento continuado e a tolerância zero formam uma estratégia abrangente e eficaz para fortalecer a aplicação da lei e promover a segurança pública em nosso Estado”.

O coronel PM José Hélio Pachá, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP, disse estar grato em retornar a um evento da Polícia Militar para falar das ações de melhorias implementadas à corporação., quando então secretário de Segurança da Sesdec. “Esse treinamento é de muita valia para tropa, principalmente para o uso da tropa convencional, pois sabemos que a habilidade e o poder de fogo concentrado em motocicletas, aumenta o poder de ação da polícia, haja vista a dificuldade das viaturas no trânsito. Fico muito satisfeito de ver que a tropa está sendo treinada, isso traz mais segurança e dinamismo de ação”, disse Pachá.

Tenente-coronel PM Bispo

O Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito – Bptran, tenente-coronel PM Bispo, destacou os avanços dos últimos anos com a aquisição de armamentos longos e pistolas modernas para os policias, e, revelou também, a parceria com o Departamento Estadual de Trânsito – Detran na aquisição de 30 motocicletas, “ Hoje estamos com uma tropa equipada com armamentos, motocicletas modernas, restando agora a capacitação para o uso de forma dinâmica e segura. A nossa equipe de instrutores são os melhores do País, profissionais habilidosos, com conhecimento e técnica, então, teremos um excelente curso”, disse Bispo. Agradeceu o apoio das forças de segurança no Estado de Rondônia e ao Ministério Público pela cedência do espaço para realização da abertura do treinamento. Os treinamentos tiveram início logo após o término da solenidade.

Dia 25/03 local: kartódromo
Dia 26/03 local 01: kartódromo
8h às 12h – 14h ao término.
Local 02: Stand de Tiro Esportivo – Clube Portovelhense
Horário: 8h às 12h – 14h ao término.
Dia 27/03 Stand de Tiro Esportivo – Clube Portovelhense
Horário: 8h às 12h – 14h ao término
Dia 28/03 local: Stand de Tiro Esportivo – Clube Portovelhense
Horário 8h às 12h.

Fotos: Sargento PM Arian

Texto: Sargento PM Arian  e Lenilson Guedes

1 comentário em “Programa de Treinamento de Tiro Embarcado Policial Motociclista tem início em Porto Velho”

1. Muito bom esse tipo de Treinamento, assim acredito que os policiais possam trabalhar xom mais segurança, tendo em vista que trabalhar em cima de uma motocicleta e utilizar o armamento ao mesmo tempo requer muito treinamento.