POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DE SOLENIDADE DE INTEGRAÇAO ENTRE A SESDEC E A POLÍCIA BOLIVIANA

No dia 28 de março de 2024, a fim de fortalecer a luta contra o crime organizado na fronteira, aconteceu a solenidade de Integração entre as Forças Policiais do Brasil e da Bolívia, no auditório da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim.

Destacando a importância desse evento, o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, coronel Felipe Bernardo Vital, ressaltou que os desafios enfrentados pelas forças policiais bolivianas refletem os mesmos desafios enfrentados no Brasil. “Os problemas que as forças policiais bolivianas enfrentam são os mesmos problemas que enfrentamos aqui no Brasil. Por isso, é importante essa integração das forças para combatermos, com mais firmeza, o crime organizado na região de fronteira”, afirmou o secretário.

A presença de autoridades bolivianas como o comandante-geral da Polícia Boliviana, general de divisão Álvaro Jose Álvarez Griffiths; subcomandante Departamental da Polícia Do Beni, coronel DESP. José Antonio Mercado Morales; Comandante Policial Amazônico de Riberalta, coronel. DAEN. Ronald Bernardo Revollo Campos e o Comandante de Fronteira Policial de Guayaramerin, coronel DESP. Rolando Verá Bracamonte, reforçou os laços de cooperação entre os dois países.

Também estiveram presentes, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, tenente-coronel Jairo Alves Carneiro; Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Guajará-Mirim, major Jefferson Wesley Adorno de Oliveira, e a Chefe do Estado-Maior-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Daniele Cristina Lima Ferreira, representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, demonstrando o compromisso das autoridades brasileiras com a segurança e integridade da região de fronteira.

Durante a cerimônia, honrarias foram entregues às autoridades e a agentes policiais, reconhecendo seus incansáveis trabalhos na cooperação e no combate ao crime organizado.

Esse evento enfatizou a importância da união de esforços entre Brasil e Bolívia para garantir a segurança e proteger as populações que vivem nessas regiões fronteiriças.