Polícia Militar de Rondônia

Batalhão de Polícia Ambiental promove educação ambiental através de horta escolar

Sgt Eraldo e Sgt D Oliveira apresentando alguns tipos de sementes aos alunos

Na última sexta-feira, 12, o Batalhão de Polícia Ambiental abriu suas portas para receber uma turma especial: 20 alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Nunes Leal, acompanhados pela professora coordenadora Clarice Lemos. A visita aconteceu no Centro de Recuperação de Areas Degradadas (CRAD/CETEA) e teve como destaque uma palestra sobre a instalação e manejo de uma horta escolar.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo 1° sargento PM Eraldo, com o apoio técnico do 3° sargento De Oliveira, que além de técnico agrícola é estudante de engenharia florestal. Os alunos foram orientados sobre todas as fases da produção de hortaliças, desde o manejo e preparo do solo até a semeadura, adubação e controle de pragas e plantas invasoras, ressaltando a importância de práticas sustentáveis e o não uso de agrotóxicos.

A iniciativa do Batalhão Ambiental tem como objetivo principal promover a produção de alimentos de qualidade nas escolas, incentivando uma alimentação saudável e consciente. Além disso, a horta escolar serve como uma ferramenta poderosa de educação ambiental, permitindo que os alunos aprendam na prática sobre a importância da preservação do meio ambiente e da produção sustentável de alimentos.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, participando de atividades como o plantio de mudas e a preparação do solo. Também puderam conhecer de perto o trabalho realizado pelo Batalhão Ambiental na proteção da fauna e flora da região, compreendendo a importância da conservação dos ecossistemas locais.

Essa parceria entre a escola e o Batalhão Ambiental é essencial para promover a conscientização ambiental entre os jovens e contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e engajados com a sustentabilidade. A educação ambiental, aliada a práticas concretas como a implantação de hortas escolares, é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais sustentável e consciente.

 

 

 

 

 

 

 

Texto/Fotos: CB PM Da Hora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *