O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar, (BPA) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), segue com a *Operação Hileia*, que teve início no dia 11 de março. Agora, em seu oitavo dia consecutivo de execução a operação já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais, reafirmando o compromisso do Estado com a proteção dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental.
Resultados Parciais da Operação
88 fiscalizações realizadas
47 prisões
88 ocorrências registradas
Total de 13 tratores apreendidos, sendo um deles recuperado por ser proveniente de furto
05 caminhões apreendidos
07 motosserras
Mais de 60 metros cúbicos de madeira in natura apreendidos
Mais de três mil hectares de áreas embargadas
01 Veículo apreendido
A operação segue de forma contínua e intensificada, com equipes atuando estrategicamente para coibir delitos ambientais e garantir a proteção do meio ambiente em todo o estado.
Objetivo e Impacto Ambiental
O desmatamento ilegal segue um ciclo preocupante, que começa com a extração seletiva de madeira, avança para a degradação da floresta e culmina no uso do fogo para conversão das áreas em pastagens ou lavouras ilegais. A Operação Hileia visa interromper esse ciclo, prevenindo incêndios florestais e impedindo novas áreas devastadas.
O Governo do Estado de Rondônia reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção da Amazônia, garantindo que ações rigorosas de fiscalização e repressão sejam mantidas.
Para mais informações, entre em contato com a assessoria da Polícia Militar de Rondônia.