Na tarde da última terça-feira, 09 de julho de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (BPA) foi acionada por meio de denúncia anônima para averiguar uma possível ocorrência de incêndio irregular em via pública, na Rua Angelim, Bairro Nova Brasília.
No local, os policiais constataram que duas árvores de médio porte, localizadas na calçada, apresentavam danos causados por fogo: troncos chamuscados, galhos e folhagens parcialmente carbonizados, além de presença de fumaça, indicando que o incêndio era recente. Diante da situação, foi realizado o acionamento imediato do Corpo de Bombeiros Militar, que prontamente atendeu à ocorrência e efetuou a extinção completa do foco de incêndio com os meios técnicos adequados.
Embora o responsável identificado não estivesse presente, a ocorrência foi registrada como crime ambiental, em razão da destruição de vegetação urbana e da poluição atmosférica causada pela queima irregular, o que coloca em risco o meio ambiente e a saúde da população.
A Polícia Militar Ambiental alerta a população sobre os riscos da queima irregular em áreas urbanas, que além de ser crime, pode causar sérios danos à saúde pública e ao meio ambiente. A ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio se alastrasse, reforçando o papel preventivo e fiscalizador das forças de segurança ambiental.