Na tarde do último sábado, 19, a Polícia Militar de Rondônia, por meio de ações integradas entre o Núcleo de Inteligência do 6º BPM, Polícia Civil, Exército Brasileiro e servidores da prefeitura Municipal, conseguiu recuperar um trator que havia sido furtado e escondido na zona rural do município.
A ocorrência teve início após informações repassadas por agentes do Núcleo de Inteligência, que tomaram conhecimento do furto por meio de registro oficial e iniciaram diligências conjuntas com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). O maquinário, que se encontrava sob responsabilidade da Prefeitura e estava estacionado em uma oficina para manutenção, foi subtraído, mesmo estando sob fiel depósito do Exército Brasileiro.
As equipes realizaram o rastreamento com apoio de imagens de câmeras de vigilância distribuídas pela cidade. Após intensas diligências, o trator foi localizado ainda na tarde do mesmo dia, em uma propriedade rural situada na Quinta Linha do Iata, nas proximidades do km 06. A máquina estava estacionada nos fundos do terreno, em aparente estado de inoperância.
No local, os policiais foram recebidos pelo caseiro da propriedade, que autorizou formalmente a entrada da guarnição e acompanhou os procedimentos. Em depoimento, ele alegou desconhecer os responsáveis pelo transporte do trator e afirmou acreditar que a presença do equipamento havia sido autorizada pelo proprietário do imóvel.
Devido à impossibilidade de deslocamento imediato do veículo, foi acionado o 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), que disponibilizou um caminhão apropriado para o reboque. A máquina foi recolhida e ficou sob responsabilidade do Exército Brasileiro.
O caseiro foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. A Polícia Militar destaca a efetiva colaboração entre os órgãos de segurança pública e os setores municipais, cuja união foi essencial para a pronta recuperação do bem público e para a manutenção da ordem na região.
Fonte: Seção de Comunicação do 6º BPM